A história efetiva do protestantismo na América Latina teve início apenas no século XIX, embora tenha havido presenças isoladas e episódicas nos períodos da conquista e da colonização, como os huguenotes no Brasil. Podemos dizer que a presença protestante, nesse período, integrava o esforço das grandes potências europeias em busca de mercados e de mais domínio. É então a partir dos oitocentos, com a formação dos Estados Nacionais e a ascensão da Inglaterra protestante enquanto potência mundial do período, que o protestantismo chega definitivamente na América Latina.
AZEVEDO, I. B., AMARAL, L. D. História da Igreja II. Maringá-PR: UniCesumar, 2018, (Adaptado).
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Podemos afirmar que no século XIX tivemos o momento da chegada do protestantismo de imigração e do protestantismo de missão na América Latina. A partir destes dois tipos, a teologia protestante inicia o processo de espalhar-se por diversos países, onde encontra múltiplos desafios e barreiras.
PORQUE
II. Foi no século 20 o período de fortalecimento e alta expansão dos evangélicos, o que gerou grandes transformações no perfil e no cenário dos cristãos. O pentecostalismo interpenetra-se na cultura do país, reconfigurando os usos e costumes, liturgias, ênfases doutrinárias, posturas políticas e estruturas organizacionais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
são verdadeiras as afirmações e a dois complementa a um
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás