1. Para compreender o cenário no qual são discutidas as políticas públicas no Brasil, é necessário situar o papel do Estado e caracterizar sua função. Behring (2000) apresenta um quadro no qual diferentes pensadores procuram estabelecer entendimentos a respeito disso. Qual das alternativas abaixo associa corretamente os autores citados por Behring e os respectivos princípios que cada um defende? a. Adam Smith: o capitalismo deve controlar seus efeitos mais perniciosos, promovendo o cuidado das populações através do bem-estar social. b. Jean Jacques Rousseau: o Estado deve garantir um novo contrato social que salvaguarde o poder e o interesse do povo, um Estado democrático de direitos. c. Thomas Hobbes: perspectiva antiestatista e liberal, com a defesa do poder do mercado, estabelecendo o fim da política e, assim, das políticas sociais. d. John Locke: a função do Estado é controlar as paixões e “apetites”, já que “o homem é o lobo do homem”. e. John Maynard Keynes: a função do Estado é regular as relações entre os homens, garantindo ainda o direito à propriedade.
Respostas
Resposta: D
Explicação:
O Estado tem papel fundamental no que tange às políticas públicas e para isso se espelha em alguns pensadores que deixaram seu legado sobre o significado de Estado de direitos. Sendo a alternativa E a resposta correta.
O Estado e as políticas públicas
O Estado como se conhece hoje passou por inúmeras transformações e mudanças ao longo da construção de suas políticas públicas.
Para que as políticas públicas sejam concretizadas, alguns pensadores e filósofos serviram como espelho, dentre eles podem ser citados:
- Adam Smith - o papel do estado era manter a ordem pública e que as questões trabalhistas era papel dos empregadores.
- Jean Jacques Rousseau - Dizia que cada estado deveria ter um documento norteador das ações, posteriormente esse documento passou a ser chamado de constituição. Cabia a essa constituição respeitar os direitos fundamentais do homem.
- Thomas Hobbes - O homem é capaz de destruir o próprio homem e seu entorno, sendo de Hobbes a expressão: "O Homem é o lobo do Homem." Dai a necessidade de um estado controlador.
- John Locke - afirmava a igualdade entre os homens , sem subordinação ou submissão às formas de poder. O que explica um estado de liberdade e autonomia.
- John Maynard Keynes - O estado deve intervir em todo as as instâncias, sobretudo na economia.
Além desses citados foram muitos pensadores, filósofos, educadores a deixaram sua contribuição à constituição das políticas públicas, a defesa dos direitos sociais, econômicos, culturais, na construção do real estado de direitos.
Você poderá ampliar seus conhecimentos sobre o Estado e as Políticas Públicas pesquisando em:
https://brainly.com.br/tarefa/3139392
#SPJ2