• Matéria: História
  • Autor: juliocesacel2096
  • Perguntado 3 anos atrás

Preciso de um resumo sobre o filme " A onda''

Respostas

respondido por: andrewoliveira1
3

Resposta:

Explicação:

O filme se desenvolve a partir dos cursos extraclasses sobre anarquismo e autocracia. A escola os propôs para ajudar os alunos a valorizarem mais a democracia. Os jovens do ensino médio que estão no filme são a terceira geração alemã depois do nazismo.

Quando Wenger apresenta o passado sangrento da Alemanha Nazista, a postura dos alunos chega ao deboche. Um adolescente chega a afirmar que seria impossível a Alemanha viver algo como o nazismo novamente, em tempos de democracia consolidada.

Diante da indiferença dos alunos, Wenger estuda casos históricos de grandes ditadores que com seus discursos souberam manipular as massas.

O professor propõe um experimento para conscientizar seus alunos. Seu objetivo era mostrar como é fácil cair em um discurso e numa postura autoritária.

Wenger quer mostrar o perigo das ideologias e como elas sutilmente podem comandar as pessoas, seus pensamentos, sentimentos e ações.

O professor começa apresentando o conceito de autocracia, um termo que veio do grego antigo e significa poder absoluto.

Logo na primeira aula, Rainer fala com os seus alunos sobre o passado sangrento da Alemanha nazista e a classe debate os perigos do nacionalismo extremista e dos discursos de ódio. Um dos adolescentes afirma, então, que é impossível que a Alemanha volte a ser dominada pelo fascismo.

O intuito da experiência social de Rainer Wenger é mostrar aos seus alunos o quão fácil é ser manipulado pela força do discurso de massa e aderir a um comportamento autoritário.

A ideologia passa a governar a vida dos alunos sem que sequer eles percebam.

O grupo de adolescentes é extremamente influenciável. O professor é visto como líder e formador de opinião.

O objetivo do filme é mostrar como a massa ainda pode ser manipulada e como uma ideologia mal orientada e extremista pode causar estragos. Principalmente numa juventude que ainda está em formação, com problemas de identidade e em processo de formação da personalidade.

Perguntas similares