Anterior Próximo Exercícios 2. Devido à natureza do sistema educacional vigente na época, inspirado nas ideias de Paulo Freire, os militares decidiram, como forma de manter a ordem social, extinguir tal programa e, em contrapartida, criar um programa próprio que atendesse aos interesses do Estado. Surge assim o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) pela Lei 5.379, de 15 de dezembro de 1967. Podemos afirmar que o objetivo do Mobral era: A. formar pessoas autônomas e independentes, capazes de buscar o conhecimento pleno por si mesmas. B. conduzir a pessoa a adquirir técnicas de leitura, escrita e cálculo, como meio de integrá-la à sua comunidade, permitindo melhores condições de vida. C. formar profissionais para o mercado de trabalho, que se encontrava carente na época. D. formar uma consciência política dos indivíduos, melhorando assim as condições sociais dos sujeitos. E. ensinar os conteúdos básicos que constituem as quatro primeiras séries do ensino básico, criar algumas habilidades básicas no aluno, visando a superar a ocorrência de altas taxas de distorção idade/série em todo o Estado.
Respostas
Resposta:
Explicação:
O presente trabalho monográfico tem como tema estudo teórico sobre a influência da teoria de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Como essa modalidade de ensino tem repercutido com intensidade nas propostas educacionais brasileiras e é notório o despreparo dos docentes para lecionarem para educandos jovens e adultos, esse trabalho tem por objetivo analisar a influência da teoria de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, a qual enriqueceu este trabalho com informações importantes para a sua conclusão, abordando pontos culminantes da história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, as políticas educacionais desenvolvidas para esse tipo de educação, as metodologias aplicadas para a difusão de conhecimentos concernentes a essa modalidade de ensino e a repercussão do processo de ensino-aprendizagem, influenciado pela teoria de Paulo Freire. Sendo um dos mais importantes teóricos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, as contribuições de Paulo Freire são percebidas até os dias atuais. Porém, fazendo a análise sobre a utilização do seu método de ensino, é possível verificar que a sua influência já não é seguida fielmente, como afirmam os docentes que dizem utilizar o método Paulo Freire.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Método Paulo Freire. Processo de ensino-aprendizagem. Paulo Freire.
Poderíamos dizer que o Movimento de Alfabetização Brasileiro (Mobral) propôs a alfabetização funcional de jovens e adultos, para levar os seres humanos a adquirir técnicas de leitura, escrita e cálculo como uma forma de integração em sua comunidade, permitindo-lhes melhores condições de vida. Portanto, a resposta correta é B.
Movimento de Alfabetização Brasileiro (MOBRAL)
Mobral foi criado como uma fundação em dezembro de 1967, e estava ligado ao Ministério da Educação, pois pretendia ocupar espaços de alfabetização e educação de adultos, MOBRAL propôs fazer 11,4 milhões de adultos alfabetizados até o ano de 1971.
Entretanto, a fundação realmente começou a funcionar apenas em setembro de 1970, com fundos da Loteria Esportiva e do Imposto de Renda.
Mobral foi, portanto, organizado em nível federal, estadual e municipal através de comitês de mobilização que forneceram os recursos necessários, incluindo mão-de-obra, e procuraram educar o público.
O projeto MOBRAL, que visava ensinar alfabetização somente à população urbana de 15 a 35 anos, inclui a faixa etária de 9 a 14 anos. As atividades da MOBRAL também se diversificaram, começando a promover outros programas com base na participação das comunidades locais.
Saiba mais sobre MOBRAL em: https://brainly.com.br/tarefa/53018943
#SPJ2