Leia, com atenção, o excerto a seguir.
A filosofia em sua qualidade de dimensão do espírito, ela se empenha em viver suas crises, suas mudanças e suas transformações. Foi o que ela fez na renascença, participando da angustia interior que atormentava o homem daquele tempo, entregue a conquista da própria autonomia e liberdade.
(MONDIN, Battista. Curso de filosofia: os filósofos. São Paulo: Paulinas, 1981, p.14)
Sobre a concepção de homem postulada pela filosofia renascentista, avalie as afirmativas a seguir.
I A ideia do homem universal presumida por filósofos como Maquiavel, Morus e Montaigne reforçou o pensamento contemplativo escolástico e a prioridade do conhecimento da natureza de Deus.
II A valorização da dignidade humana fundamentada na liberdade indicava a busca pelo equilíbrio entre emoção, experiência e razão.
III A ênfase na dimensão espiritual do homem destacava a superioridade da fé e a subordinação da razão à verdade acolhida como revelação divina.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
III, apenas.
II, apenas.
I, apenas.
II e III.
Questão 2
Segundo Schmidt (1999, p. 112), “o Renascimento foi o período de renovação de ideias. Teve início na Itália e depois se espalhou pela Europa. O Renascimento foi também uma época de grandes artistas e escritores, como Leonardo da Vinci, Michelângelo e Shakespeare. A vida cultural deixou de ser controlada pela Igreja Católica e foi influenciada por estudiosos da Antiguidade grego-romana chamados de humanistas”. Sobre o Renascimento, assinale a alternativa CORRETA.
O humanismo renascentista marcou o fortalecimento da cultura medieval e a influência da religiosidade na organização da educação e das práticas pedagógicas.
A produção intelectual do Renascimento, seja na literatura, na filosofia, na ciência ou nas artes, demonstrava interesse em resgatar o pensamento religioso medieval.
A educação renascentista em nada se diferenciou da educação medieval, considerando que as práticas de ensino continuam valorizando a instrução religiosa.
O Renascimento desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma nova imagem do homem e da cultura.
A cultura humanista resgatada pelo renascimento marcou profundamente a educação, igualando o acesso de ricos e pobres aos ambientes educacionais.
Respostas
1) Alternativa c (somente II correta). A filosofia renascentista era menos preocupada com Deus e mais com o homem, centrada em equilíbrio. Era uma retomada dos ideais gregos.
2) Alternativa d. A Renascença se caracteriza pelo humanismo, com novos conceitos sobre o homem e sobre as artes. Distanciava-se da religiosidade medieval.
Os valores humanistas do Renascimento
O exercício trata, em diferentes aspectos, do contraste entre a espiritualidade medieval, centrada em teologia rígida, e o humanismo renascentista, que cultuava a forma humana e pregava cânones clássicos de harmonia e razão.
Na questão 1, as afirmativas propõem leituras sobre o modo de ver o mundo dos renascentistas:
- I. Errada. O pensamento dos filósofos humanistas não priorizava a teologia nem o pensamento escolástico.
- II. Correta. Liberdade e dignidade humana eram valores renascentistas, assim como os ideais da razão e do equilíbrio, seguindo o cânone clássico grego.
- III. Incorreta. Espiritualidade e fé não eram valores da Renascença.
Na questão 2, é enfocado o reflexo das ideias renascentistas na cultura e nas artes.
- a. Errada. O Renascimento foi um rompimento com a cultura medieval, não um fortalecimento dele.
- b. Errada. A produção artística e filosófica renascentista não tinha temática religiosa.
- c. Errada. A formação renascentista era mais universalista e menos centrada na instrução religiosa.
- d. Correta. O humanismo é a principal característica renascentista.
- e. Errada. Equiparação entre classes não era uma característica renascentista. Como valor, isso só apareceria muito mais tarde, no Iluminismo do século XVIII.
Aprenda mais sobre o Renascimento aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/210478
https://brainly.com.br/tarefa/899485
#SPJ1