O Humanismo foi um movimento intelectual ocorrido no Renascimento, que se caracterizou pela abrangência dos conhecimentos, contrariando a especialização ou o domínio de um saber específico. Leonardo da Vinci, por exemplo, era cientista, anatomista, arquiteto, pintor, entre outras atividades.
A qual fenômeno podemos atribuir o contexto favorável para o surgimento do Humanismo no Renascimento?
A.
O Humanismo permitiu a autoria das obras de arte; já não havia as guildas medievais, como na Idade Média.
B.
O Humanismo incentivou o surgimento dos temas profanos na arte; já não havia somente a representação de figuras sagradas, como na Idade Média.
C.
O Humanismo estimulou o aparecimento das ordens arquitetônicas renascentistas; já não havia a necessidade de erguer grandes catedrais, como na Idade Média.
D.
O Humanismo impulsionou a representação dos temas bíblicos na arte; já não havia somente a representação de figuras mitológicas, como na Idade Média.
E.
O Humanismo recuperou o valor dos indivíduos no mundo; já não havia a figura insignificante do homem em relação a Deus, como na Idade Média.
Respostas
Resposta:E.
O Humanismo recuperou o valor dos indivíduos no mundo; já não havia a figura insignificante do homem em relação a Deus, como na Idade Média.
Explicação:
O grande despertar científico relativo ao período do Renascimento está relacionado com a origem das cidades modernas e o florescimento do comércio. Diretamente influenciado pelas inovações científicas e tecnológicas ocorridas entre o final do século XIV e o século XVI, o Renascimento viu surgir importantes descobertas e invenções, como a bússola – que garantiu o êxito das grandes navegações; a pólvora – que invalidou a arquitetura fortificada dos antigos feudos; e a impressão de livros – que disseminou o conhecimento de uma forma nunca antes ocorrida na história da humanidade. O Humanismo Renascentista surge em um contexto de explosão de conhecimento e se caracteriza pelos saberes abrangentes. Nessa conjunção intelectual, o homem recupera o seu valor no mundo; já não se sente a figura ínfima perante Deus, como na Idade Média. Temos, então, o contexto ideal para o surgimento do Humanismo. O Humanismo tem raízes no Antropocentrismo grego, o homem volta a ser o centro de tudo. As opções que mencionam "autoria das obras de arte"; 'surgimento dos temas profanos na arte'; "aparecimento das ordens arquitetônicas renascentistas"; e "representação dos temas bíblicos na arte" não se construíram no contexto favorável para o surgimento do Humanismo, que ocorreu em decorrência dos grandes conhecimentos adquiridos, conferindo maior autonomia aos intelectuais e artistas em detrimento à submissão aos preceitos religiosos.