• Matéria: Filosofia
  • Autor: sarabeatzrodrigues
  • Perguntado 3 anos atrás

O empreendedor não pode exercer plenamente sua atividade econômica sem conhecer as instituições da sociedade onde ele está inserido.
Tendo isto em vista, conceitue o termo “instituição” de acordo com a abordagem dada pela nossa disciplina.

Respostas

respondido por: sarangbea
0

Resposta:

Para o nosso estudo, as instituições estão mais relacionadas com a ideia de sistemas e regras que moldam diferentes trajetórias de desenvolvimento econômico e social. Para Hodgson[1] as instituições são sistemas duradouros e sedimentados de regras sociais que estruturam as interações sociais. Para ele, a linguagem, o dinheiro, as firmas e outras organizações são exemplos de instituições. Por outro lado, para Douglas North, prêmio Nobel de economia, as instituições são condicionamentos criados pelo homem e que estruturam as interações humanas (apud Conceição, 2002, p.128).

Algumas são formais (como as leis), enquanto outras são informais (como as normas de conduta, as convenções sociais). Um conceito interessante é oferecido por Eggertsson, para quem as instituições “são forças de contensão social. Regras que, de alguma maneira são aplicadas pelas entidades públicas, pelos grupos sociais e pelos próprios indivíduos. Os métodos de aplicação incluem ameaças de uso da força, sanções sociais, códigos morais e expectativas de reciprocidade”[2].

[1] CONCEIÇÃO, Octávio A. C.. O Conceito de Instituição nas Modernas Abordagens Institucionalistas, p.125.

Perguntas similares