ciro, o persa (cerca de 559-530 a.c.) foi considerado na segunda parte de isaías um instrumento designado por deus para devolver os exilados para sua terra. quais foram as políticas de ciro em relação aos judeus? i. venceu os inimigos de israel: em 539 a.c., o exército de ciro invadiu a babilônia e incorporou a cidade e seus domínios ao império persa. ii. seguiu uma política mais tolerante em relação aos muitos povos dominados e em relação às suas religiões. favoreceu a autonomia cultural local e respeitou os deuses locais e seus templos. iii. decretou que o templo de yahweh, deus dos céus, fosse reconstruído em jerusalém. autorizou o retorno dos judeus a judá. somente i e iii estão corretas somente ii e ii estão corretas somente i e ii estão corretas todas estão corretas somente iii está correta
Respostas
Levando em consideração o contexto histórico em que Ciro, o persa governou, podemos inferir que dentre as afirmativas a respeito das políticas de Ciro em relação aos judeus, apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
Sendo assim, a alternativa que responde a pergunta corretamente é a alternativa A.
Quais foram as principais características do governo de Ciro, o persa?
Para entendermos com maior clareza a respeito das políticas de Ciro, o persa, em relação aos judeus, faz-se necessário o conhecimento a respeito das principais características desse governador.
O governo da antiga Pérsia era baseado em uma burocracia que combinava a centralização do poder com a descentralização política, o que a tornava bastante singular quando comparada, por exemplo, à burocracia encontrada nas cidades-estados da Grécia.
Dentro desse contexto, podemos verificar que Ciro teria sido responsável pela criação do Império Aquemênida, baseando-se em modelos anteriores de administração acadia e assíria.
Aprenda mais sobre o governo de Ciro em: https://brainly.com.br/tarefa/27617907
#SPJ4