Respostas
Resposta: Quem foi Benito Mussolini?
Líder político italiano que estabeleceu o regime fascista na Itália entre 1922 e 1943. Nasceu em Dovia di Predappio, Itália, 1883 - Giulino de Mezzegra, id., 1945.
No final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), surgiram governos totalitários na Europa. Uma de suas primeiras formas foi o fascismo, nome que vem do fasci di combattimento criado em 1919 por Benito Mussolini, que chegou ao poder em 1922 e impôs uma rígida ditadura de partido único.
Explicação:
Sua primeira incursão na política foi como secretário da federação provincial de Forlì e depois se tornou editor do jornal La Lotta di Classe (A luta de classes). Embora no início se opusesse à guerra na Líbia e à participação da Itália na Grande Guerra, mudou de ideia e defendeu a participação da Itália nas guerras, pelo que foi expulso do Partido Socialista. Algum tempo depois fundou o jornal Il Popolo d'Italia, de tendência ultranacionalista. No final da Primeira Guerra Mundial, a Itália mergulhou nas negociações do tratado de paz, que não deu ao seu país os territórios que exigia do Império Austro-Húngaro. Benito Mussolini aproveitou a insatisfação que tomou conta dos italianos para convocar a luta contra os partidos de esquerda, a quem culpava pelas perdas. Em 1919 criou os fasci di combattimento, esquadrões que atuaram impunemente contra a esquerda e que foi o início do Partido Nacional Fascista, fundado pelo próprio Mussolini em novembro de 1921.
Mussolini foi eleito deputado nas eleições de maio de 1921, embora seu partido tenha conquistado trinta e cinco das quinhentas cadeiras que compunham a Câmara. Em 28 de outubro de 1922, quarenta mil fascistas convergiram para Roma. O primeiro-ministro, Luigi Facta, declarou estado de sítio para lidar com a ameaça e, diante da recusa do rei Victor Emmanuel III em assinar o decreto, renunciou. No dia seguinte, pressionado pela situação, o rei assinou a nomeação de Benito Mussolini como primeiro-ministro, que formou um governo de coalizão em 30 de outubro. Obtendo o apoio parlamentar de uma câmara fraca que em 25 de novembro lhe concedeu, provisoriamente, poderes emergenciais para restaurar a ordem, obtendo em troca o suposto compromisso de Mussolini de respeitar o poder legislativo.
Benito Mussolini eliminou a oposição e acabou transformando seu governo em uma ditadura cruel; depois de banir todos os partidos políticos, exceto o Partido Nacional Fascista em 1925. O fascismo se baseava em um discurso que consistia no nacionalismo e no culto ao líder, à hierarquia e à personalidade do Duce ('Líder' ou 'Chefe', título que Mussolini adotado em 1924); militarismo e expansão colonialista; a xenofobia e a exaltação de um passado glorioso que remonta ao Império Romano como ideia civilizadora. Benito Mussolini retomou alguns antigos projetos de expansão, como a conquista da Abissínia (1935-1936) e a anexação da Albânia (1939). A Abissínia (atual Etiópia) foi considerada pelo Duce como uma zona natural de expansão e uma ligação entre as colônias italianas da Eritreia e da Somália.
Após a ascensão de Adolf Hitler ao poder na Alemanha, Mussolini aproximou-se do nazismo; na verdade, o líder nazista havia se inspirado nas ideias de Mussolini, e ambos os líderes se admiravam. Em 1936, a aliança entre Roma e Berlim foi estabelecida com o Pacto de Aço (1939). Hitler e Mussolini forneceram apoio militar ao general Francisco Franco durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). A política expansionista de Hitler provocou a reação da França e da Grã-Bretanha, que declararam guerra à Alemanha após a ocupação da Polônia. Assim começou a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e após as primeiras vitórias alemãs, que Mussolini considerou definitivas, validou seu pacto com Hitler e declarou guerra aos Aliados em junho de 1940. No entanto, o fracasso do exército italiano na Grécia , Líbia e África Oriental, bem como o posterior avanço das tropas aliadas na Sicília em 10 de julho de 1943, com o objetivo de invadir a Itália, levaram o Grande Conselho Fascista a demitir Mussolini em 25 de julho de 1943 e no dia seguinte Victor Emmanuel III ordenou sua prisão e prisão. Dois meses depois, Pietro Badoglio, o novo primeiro-ministro, assinou um armistício com os aliados.
Mussolini, libertado por pára-quedistas alemães em 12 de setembro de 1943, criou uma república fascista nos territórios controlados pelos alemães do norte da Itália, a República de Salò. Nos julgamentos de Verona, Mussolini deu a ordem de assasinar os membros do Grande Conselho Fascista que levaram à sua demissão. O avanço final dos aliados obrigou Mussolini a fugir para a Suíça, ele se disfarçou de oficial alemão e tentou atravessar a fronteira, mas foi descoberto em Dongo por membros da Resistência em 27 de abril de 1945, e no dia seguinte foi fuzilado com sua companheira Clara Petacci; seus corpos foram expostos ao ridículo público na praça Loreto de Milão.
Saiba mais sobre o fascismo aqui
https://brainly.com.br/tarefa/9692626