A Filosofia Medieval fez parte de um período de expansão e consolidação do Cristianismo nos países da Europa Ocidental. A imagem abaixo retrata um momento muito importante: transição do feudalismo para o renascimento
Respostas
Pensando no contexto em que a Filosofia Medieval está inserida, podemos afirmar que dentre as afirmações a respeito de Tomás de Aquino, apenas a afirmação I é verdadeira. Sendo assim, as afirmações I, II e III são, respectivamente: verdadeira, falsa e falsa.
O que é a antropologia filosófica de Tomás de Aquino?
De modo geral, quando dizemos antropologia filosófica estamos nos referindo a disciplina dentro da filosofia que procura unificar as várias investigações empíricas da natureza humana.
O principal objetivo dessa investigação é, portanto, compreender os indivíduos como frutos de seus meios e criadores de seus próprios valores.
Dentro desse contexto, a antropologia filosófica de Tomás de Aquino diz respeito basicamente ao pensamento metafísico em torno do conceito de “ser”. Esse conceito trata das relações entre essência e existência que giram em torno da natureza humana.
Completando a pergunta…
É neste contexto que se destaca Tomás de Aquino. Sobre Tomás de Aquino e a Filosofia Medieval, analise as afirmações abaixo:
I. Tomás de Aquino se destacou na antropologia filosófica, que lida com questões existenciais e metafísicas acerca da natureza humana.
II. Em Tomás de Aquino, ocorre a consolidação do dualismo platônico.
III. Tomás de Aquino nega a iluminação divina, afirmando que todo nosso esclarecimento advém do humano.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Aprenda mais sobre Filosofia Medieval em: https://brainly.com.br/tarefa/18547165
#SPJ4