• Matéria: ENEM
  • Autor: mateusguns6035
  • Perguntado 3 anos atrás

A preocupação com as temáticas relacionadas à cultura indígena se fortaleceu nos discursos acadêmicos e governamentais, no âmbito da Constituição Brasileira de 1988, e prosseguiu ganhando espaço e relevância na década de 1990. Contudo, foi apenas com a Lei n 11. 645 de março de 2008, que ficou estabelecida uma obrigatoriedade da temática indígena nas esferas educacionais brasileiras. Nesse sentido, é preciso que os alunos da Educação Básica sejam capazes de: I. Reconhecer a cultura indígena como elemento primordial da formação do povo brasileiro (miscigenação). II. Compreender que possuímos vários costumes atualmente que herdamos destes povos, fortalecendo a cultura indígena como integrante de nossa própria cultura. III. Quebrar preconceitos que cercam nossa sociedade e construir uma relação de respeito ao outro. IV. Desmistificar o índio como acomodado, preguiçoso, ingênuo, inferior, exótico dentre outros pejorativos relacionados à sua cultura. Sobre o assunto, é correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

A cultura indígena faz parte da nossa base tradicional, ou seja, a população indígena que vive hoje no Brasil é descendente dos nossos povos nativos. Por isso, sua cultura deve ser preservada e transmitida para toda a população, com o intuito de conectar novos olhares e quebrar o preconceito. Alternativa 5.

As terras indígenas fazem parte do processo de identidade do seu povo

Por isso, parcela indígena é dona do próprio saber, porém, o conhecimento das relações de formação e como as formas de organização da sociedade são analisadas, parte da relação social e do trabalho.

Por fim, devemos aproximar a população indígena da educação comum e com isso a necessidade de novas fontes de comunicação.

Mais sobre a cultura indígena:

brainly.com.br/tarefa/23391469

#SPJ4

Perguntas similares