• Matéria: História
  • Autor: moreirafabio5832
  • Perguntado 3 anos atrás

omo efeito do avanço das ideias iluministas na sociedade ocidental, a partir do século xviii, que defendiam uma ruptura intelectual entre a ciência e a religião e a laicidade do estado, surgiram duas tendências dentro do cristianismo: o racionalismo e o reavivamento. sobre tais tendências é correto afirmar que: i - o racionalismo deu origem a um movimento formalista, especialmente entre os luteranos, que buscaram aproximar a racionalidade do discurso dogmático. ii - os reavivacionistas (ou pietistas) investiram cada vez mais no reforço dos aspectos emocionais e místicos da religião e dos seus ritos. iii - os quackers, representantes da tendência reavivacionistas, acreditavam que a iluminação religiosa viria sobretudo através da busca espiritual individual somente a alternativa ii está correta somente a alternativa i está correta todas as alternativas estão incorretas todas as alternativas estão corretas as alternativas i e iii estão corretas

Respostas

respondido por: vitomanoeli
0

O racionalismo e o reavivamento, com maior impacto no século XVIII, tem como princípios deste modelo de pensamento às bases de pensamento cético, sendo parte dele o "fim da mito" no cristianismo, com algumas vertentes voltadas mais ao comportamento humano que à fé. Todas alternativas são corretas.

Racionalismo e reavivamento

Sobre as críticas ao Iluminismo, podemos notaram o surgimento de um método de "defesa cristã" por meio do reavivamente do do racionalismo:

  • O formalismo luterano veio a ser o meio pelo qual eles unificaram suas ideias de um dogma às suas igrejas.
  • O reavivacionistas tentaram recuperar a espiritualidade da religião, tanto púbica quanto privada.
  • Os quackers, por sua vez, pregavam maior iluminação religiosa quando em sujeitos individuais.

Para lermos mais sobre o protestantismo: https://brainly.com.br/tarefa/53086902

#SPJ4

Perguntas similares