• Matéria: Informática
  • Autor: silvalucas1804
  • Perguntado 2 anos atrás

Defina o que é herança no contexto de programação orientada a objetos e por qual motivo é um dos pilares desse paradigma de programação, argumentando as vantagens de sua utilização. Depois, defina o que são listas e a diferença entre listas estáticas e dinâmicas, para, finalmente, relacionar a utilização de herança e implementação de soluções computacionais no contexto de programação orientada a objetos, elencando qual a sua relação com o uso de estruturas de dados, argumentando a relação de listas com classes e, possivelmente, também com herança.

Respostas

respondido por: pedroivobneto14
9

Resposta:

Explicação:

Herança é um princípio de orientação a objetos, que permite que classes compartilhem atributos e métodos, através de "heranças". Ela é usada na intenção de reaproveitar código ou comportamento generalizado ou especializar operações ou atributos. O conceito de herança de várias classes é conhecido como herança múltipla.

Vantagens de utilização:  redução de codigos necessarios/script para uma mesma função, E também torna a manutenção do seu código muito mais fácil, já que você saberá exatamente onde refatorar.

Facilita a implementação de novas funções

respondido por: elisabetelgomes
25

Resposta:

Herança é um dos Pilares da Programação Orientada a objeto que possibilita a reutilização de software. A Estrutura da Herança se baseia em Superclasses e Subclasses, onde a subclasse criada “herda” todas as variáveis, métodos e propriedades de uma ou mais Superclasses e pode ainda receber novas propriedades, se tornando muito mais especializada que as Superclasses existentes. Essa característica agiliza e acelera o desenvolvimento de novos softwares, com o tempo é possível construir uma extensa biblioteca de objetos.

Listas são estruturas de dados que permite armazenar vários objetos ou elementos apresentados de forma a preservar a relação de ordem linear; sequencia; entre eles. São manipuladas por funções básicas do tipo: criar, inserir, eliminar, consultar e alterar. Estas estruturas podem ser implementadas tanto da forma estática quanto da forma dinâmica.

Na estrutura de dados estática, o tamanho da estrutura é fixo. O conteúdo da estrutura de dados pode ser modificado, mas sem alterar o espaço de memória alocado para ele. Nessa estrutura a lista é representada por um arranjo que utiliza de vetores na representação, tem-se o uso de endereços contíguos de memória do computador e a ordem linear é determinada pelos índices do vetor. Em algumas situações essa estrutura exige um maior esforço computacional.

Na estrutura de dados Dinâmica, o tamanho da estrutura não é fixo e pode ser modificado durante as operações realizadas nela (inserir um elemento, excluir, buscar, encontrar o maior, o menor, contar os elementos, alterá-los, buscar o elemento sucessos e o predecessor) Essas estruturas são projetadas para facilitar a mudança de dados em tempo de execução, pois são sequência de elementos encadeados por ponteiros, ou seja, cada elemento deve conter, além do dado propriamente dito, uma referência para o próximo elemento da lista.

Em linguagens de programação orientada a objetos, na implementação de soluções computacionais, para que a programação seja feita de uma forma eficaz listas normalmente são fornecidas como instâncias ou subclasses de uma classe "lista" genérica e a estrutura de árvore da Herança constrói uma grande biblioteca de objetos. Devendo sempre levar em conta o tipo de aplicação para implementar listas estáticas ou dinâmicas.

Explicação:

Referências:

DEITEL, Harvey M.; DEITEL, Paul J. C#: como programar. 1. ed. Pearson, São Paulo. 2003. p. 294.

ASCENCIO, Ana F. G. Estrutura de Dados: algoritmos, análise da complexidade e implementações em Java e C/C". 1. ed. Pearson, São Paulo. 2010. p. 105.

SINTES, Tony, Aprenda Programação Orientada a Objeto em 21 dias, ed Person, São Paulo.2002. p.71

Perguntas similares