De acordo com nossos estudos, vimos que o organograma, também conhecido como desenho organizacional, é um gráfico de organização que representa a estrutura formal da empresa, ou seja, é o esqueleto da estrutura organizacional. O principal propósito deste modelo estrutural é apresentar a hierarquização e as relações entre os diferentes setores da organização. VARGAS, Eudes Cristiano; MANTOVANI, Marcia Tathiane da Silva Ribeiro. Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas. Maringá: Unicesumar, 2018. Considerando os tipos e as funções de um organograma, analise as afirmações seguintes: I. O organograma clássico ou matricial é o mais utilizado pelas empresas, devido à facilidade na sua elaboração e visualização. II. Funcionograma, lotacionograma e heptorograma são tipos de gráficos de organização que podem substituir o organograma. III. Através do desenho do organograma é possível verificar se há níveis hierárquicos em grande quantidade na organização. IV. O organograma clássico é desenhado com retângulos de diferentes tamanhos para representar as unidades organizacionais
Respostas
A alternativa correta referente aos tipos e as funções de um organograma é a Letra C: III e IV.
Do que se trata um organograma?
O organograma trata-se de uma espécie de documento pelo qual representa toda a parte estrutural de uma empresa, funciona como um desenho de todos os funcionários de uma organização, das funções que desenvolvem, das equipes nas quais eles estão alocados e da hierarquia entre os cargos.
I. Errado, pois não existe organograma clássico ou matricial e sim clássico ou vertical.
II. Errado, pois também não há funcionograma.
III. Correta, pois través do desenho do organograma é possível verificar se há níveis hierárquicos em grande quantidade na organização.
IV. Correta, pois o organograma clássico é desenhado com retângulos de diferentes tamanhos para representar as unidades organizacionais.
Entenda mais sobre organograma aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/51226034
#SPJ4