Cláudia é professora de História do 9º ano e, para promover uma discussão acerca das pessoas que vivem em situação de rua, trouxe para seus alunos os documentos abaixo. Analise com atenção cada um deles: Documento 1: População em situação de rua cresceu 31% nos últimos dois anos em São Paulo A prefeitura de São Paulo divulgou, na noite deste domingo (23), dados alarmantes sobre o crescimento da população em situação de rua na capital: em dois anos o aumento foi de 31%. Atualmente, há 31. 884 pessoas vivendo nas ruas da cidade, em 2019 era 24. 344 pessoas. (. ) O primeiro Censo da População em Situação de Rua realizado cidade depois do início da pandemia de Covid-19 mostrou as consequências socioeconômicas que vieram com a crise sanitária. O censo, que deveria ser realizado em 2023 conforme prevê a legislação, foi antecipado devido ao agravamento da crise e, segundo a prefeitura, pela necessidade de oferecer soluções rápidas para apoiar esta população. Disponível em: <. Cnnbrasil. Com. Br/nacional/populacao-em-situacao-de-rua-cresceu-31-nos-ultimos-dois-anos-em-sao-paulo/>. Acesso em: 10, Fev. 2022. Documento 2: "Vestidos de farrapos, sujos, semiesfomeados, agressivos, soltando palavrões e fumando pontas de cigarro, eram, em verdade, os donos da cidade, os que a conheciam totalmente, os que totalmente a amavam, os seus poetas. " AMADO, Jorge. Capitães da Areia. Rio de Janeiro: Record, 2008 Considerando as possibilidades de análise levantadas nos documentos acima, analise as afirmativas a seguir: I – O caráter ficcional do segundo documento inviabiliza a sua utilização em aulas de História, pois esta ciência é baseada na investigação dos fatos históricos e não da ficção. II – Ambos os documentos abordam a problemática das pessoas em situação de rua, desse modo, não é necessário contextualizar cada um deles para o trabalho em sala de aula. III – A causa para o aumento do número de pessoas em situação de rua, apresentada no documento I, é a mesma que levou a criação do grupo dos "Capitães de Areia" prot
Respostas
Apesar dessa ideia pertencer aos contextos diferentes, vemos o primeiro caso como real e o segundo caso é fictício. Os dois documentos trazem pontos de reflexão importante, onde o problema social dos indivíduos em situação de abandono acontece. Apenas a alternativa IV.
Como vemos os indivíduos em situação de abandono/vulnerabilidade?
O abandono e a vulnerabilidade não está atrelada apenas a grupos específicos, apesar de existirem grupos em situação de exclusão social, onde vemos a segregação como uma forma de limitar socialmente uma parte da população, contribuindo para diversas consequências como por exemplo:
- A falta de saneamento básico;
- Falta de acesso às políticas públicas;
- Condições de saúde;
- Apoio para profissionalização;
- Fornecimento de oportunidades, entre outros
Por fim, outro ponto que devemos apresentar como correto, é o fato das definições de risco e vulnerabilidade possuirem uma associação em diferentes níveis.
Mais sobre a desigualdade social:
https://brainly.com.br/tarefa/20558652
#SPJ4