Paulo não é vegetariano, mas se recusa a comer carne vermelha. Do frango, come apenas o peito e recusa a coxa, que alega ser carne vermelha. Para fundamentar ainda mais sua opção, paulo procurou saber no que difere a carne do peito da carne da coxa do frango. Verificou que a carne do peito:
Respostas
Podemos considerar diante do contexto que Paulo não come carne vermelha e a procura dele em entender sobre o que difere a coxa do peito do frango, que:
- A carne do peito apresenta fibras de contração rápida muscular (pobre em mioglobina);
- A carne presente na coxa apresenta fibras de contração lenta muscular (rica em mioglobina e mitocôndrias).
Logo, a carne da coxa tem coloração mais escura devido a associação da mioglobina (contém ferro) com o oxigênio.
Portanto, o gabarito da questão é a alternativa B.
Caracterizando o tecido muscular
O tecido muscular para se contrair precisa de energia, ou seja, uma quantidade grande de ATP, logo, eles apresentam muitas mitocôndrias e ao ter uma quantidade máxima de mioglobina e mitocôndrias confere a cor mais escura daquele tecido analisado, como ocorre na coxa do frango comparado ao peito.
Complemento do enunciado:
A) é formada por fibras musculares de contração lenta, pobres em hemoglobina. Já a carne da coxa do frango é formada por fibras musculares de contração rápida, ricas em mitocôndrias e mioglobina. A associação da mioglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura.
B) é formada por fibras musculares de contração rápida, pobres em mioglobina. Já a carne da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e mioglobina. A associação da mioglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura.
C) é formada por fibras musculares de contração rápida, ricas em mioglobina. Já a carne da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e hemoglobina. A associação da hemoglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura.
D) é formada por fibras musculares de contração rápida, ricas em mioglobina. Já a carne da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e hemoglobina. A associação da hemoglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura. Já a mioglobina, que não contém ferro, confere à carne do peito do frango uma coloração pálida.
E) e a carne da coxa não diferem na composição de fibras musculares: em ambas, predominam as fibras de contração lenta, pobres em mioglobina. Contudo, por se tratar de uma ave doméstica e criada sob confinamento, a musculatura peitoral, que dá suporte ao voo, não é exercitada. Deste modo recebe menor aporte sanguíneo e apresenta-se de coloração mais clara.
Entenda mais sobre tecido muscular aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/19259751
https://brainly.com.br/tarefa/10209460
#SPJ4