• Matéria: História
  • Autor: aladirgomes71121
  • Perguntado 3 anos atrás

sobre as características do renascimento, movimento artístico, cultural e intelectual que atingiu seu apogeu nos século xv e xvi, é correto afirmar que a defendia ser deus o centro de tudo e que a fé se sobrepunha à razão. b pregava a democratização do saber letrado como uma forma de diminuir a distância entre os moradores do campo e da cidade. c se contrapôs ao modelo medieval, procurando enaltecer o individualismo, o nacionalismo e a fé. d tinha como fundamentos a retomada dos valores clássicos (greco-romanos), o antropocentrismo e o racionalismo. e defendia a crença inabalável na fé e se contrapunha à existência de leis naturais regendo a dinâmica do progresso.

Respostas

respondido por: vitomanoeli
0

Os fundamentos do renascentismo tinha como premissa, renascer o pensar helênico, ou greco-romano, isto é, a cultura de pensamento grego e romano, onde o pensar racional e antropocêntrico, o homem no centro das coisas, via-se como o âmago do pensamento desta corrente histórica. Assim, podemos assinalar como correta a alternativa d.

O renascentismo valoriza a razão nas tomadas de decisão

Os intelectuais da época renascentista trabalhavam com o antropocentrismo, tanto por isso, houve alguma relutância na questão Copérnico, que à época, colocou a terra como terceiro planeta ao redor do sol, o que tirava o homem do centro do universo. Por isso, sua teoria fora recusada por hora, por "razões físicas", resolvidas com a gravidade.

O homem no centro do mundo trazido pelo renascentismo foi importante na medida em que ajudou a realizar propostas humanistas, mas tinha limitações à medida em que era fechada a uma proposta inflexível.

Para lermos mais sobre o renascimento: https://brainly.com.br/tarefa/210478

#SPJ4

Perguntas similares