Respostas
Resposta:
O barato da mão de obra barata é que ela é sempre cara! Se uma empresa contratar mão de obra barata, ela não pode esperar alto desempenho.
A ideia de se ter o melhor pelo menor preço é, em si, uma ideia equivocada. No contexto da contratação de mão de obra, principalmente na contratação de estagiários, esta lógica é bem difundida. Porque será?
Até a criação da legislação de estágio, Lei 6.494, de 1977, não havia oportunidades de emprego para universitários, pois era exigida a comprovação de experiência.
Era o Efeito Tostines* do mercado de trabalho. Os estudantes ou recém-formados não conseguiam emprego porque não tinham experiência, ou não tinham experiência porque não conseguiam emprego?
Naquela época a procura por emprego se dava, principalmente, através dos classificados de jornais, e mesmo de porta em porta nas empresas.
Além disso, o Brasil passava pelo último período do regime militar. Por pressão dos estudantes do ensino superior, foi criada a Lei do Estágio, que não previa uma série de critérios, o que abriu brechas para irregularidades.