• Matéria: Biologia
  • Autor: sakyhime5499
  • Perguntado 3 anos atrás

(unicid - adaptada) em cães labradores, a determinação genética para coloração da pelagem é condicionada por dois pares de alelos não ligados. o alelo m condiciona coloração preta e o alelo m condiciona coloração marrom. o alelo p permite a pigmentação preta ou marrom do pelo e o alelo p não permite, condicionando a coloração dourada. qual a probabilidade do nascimento de um filhote com pelagem dourada, considerando o cruzamento entre um casal de labradores preto com um marrom, sabendo que, desse cruzamento já nasceram 3 filhotes pretos, 2 marrons e 1 dourado?

Respostas

respondido por: JuniorSousaa
0

Como não há animais de pelagem dourada e o mesmo teve um filhote dourada, a probabilidade é de 25% para nascer um cãozinho com pelagem dourada, portanto se assim nasceu 1 filhote dourado de 6  o cruzamento se da por xxEe - xxEe que da origem de 25% do alelo EE.

Para entendermos o caso acima precisamos discorrer brevemente sobre a epistasia.

O que é epistasia?

A epistasia é um tipo de interação genica que os alelos presentes nos genes impedem a formação de novos alelos de outros genes, em outras palavras ocorre quando um gene mascara a ação de outro.

Os alelos se subdividem em dois tipos são chamados de epistáticos e hipostáticos

  • Os epistáticos: É quando os alelos de um gene que inibem a manifestação dos alelos de outro par;
  • Os hipostáticos: São alelos que são inibidos pelo epistáticos;

Por fim, se faz necessário observarmos o quão relevante é a interação genica, pois quando estudarmos genética, sempre iremos visualizar conceitos equivocados que nos fazem acreditar que cada característica de um ser vivo é determinada por um único gene.

Entenda mais sobre epistasia aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/11637684

#SPJ4

Anexos:
Perguntas similares