2) "parceira da agência da onu para refugiados (acnur), a organização não governamental compassiva tem apoiado refugiados sírios na revalidação de seus diplomas quando chegam ao brasil, com o objetivo de ajudá-los a retomar suas carreiras. " o programa "levando ajuda ao refugiado" (lar) foi criado para responder às necessidades mais básicas e urgentes de refugiados e daqueles que solicitam a condição em solo brasileiro, em particular na cidade de são paulo. Seu objetivo é amparar essas pessoas enquanto elas reconstroem as suas vidas em um novo país, proporcionando não somente um lugar seguro, mas também um ambiente de aprendizado e convivência. Sobre o contexto descrito no recorte jornalístico e o papel das ongs no recebimento de refugiados, avalie os itens a seguir: i. A ong compassiva, ao auxiliar os refugiados e integrá-los na sociedade, garante que eles tenham um futuro autossuficiente, com o aumento do cumprimento do princípio da segurança econômica. Ii. Ao permitir a revalidação de seu diploma, bem como a sua futura empregabilidade, resgata-se a dignidade da pessoa humana do refugiado e a sua identidade profissional, perdida com a saída forçada de seu país. Iii. Muitos refugiados sírios que chegam ao brasil possuem qualificação profissional e podem trabalhar na profissão que exerciam no sue país de origem. Iv. Tanto as autoridades brasileiras como as ongs possuem alguns protocolos de segurança para tratar com os refugiados sírios, uma vez que, há grandes chances de eles serem terroristas. É correto o que se afirma em:
Respostas
Na questão dos refugiados, é podemos definir que as proposições corretas são: I, II e III.
A IV está incorreta, uma vez que considerar os refugiados terroristas, consiste em xenofobia.
Refugiados no Brasil
1.720 refugiados chegaram ao Brasil entre janeiro e junho de 2022, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o mundo tem 770 milhões de pessoas refugiadas.
A maior parte dessas pessoas, deixam seus países de origem por medo de perseguição para fugir da fome e da guerra. A Convenção da ONU diz que na prática os refugiados têm medo de voltar para casa e por isso o pedido para reconhecer o refúgio.
Quando chegam ao país destino é preciso ainda fazer formalmente a solicitação, passar por entrevista e aguardar o resultado de aceitação. Este procedimento leva entre 2 e 3 anos para ser concluído. Enquanto aguardam os refugiados recebem um protocolo de residência no Brasil.
Saiba mais sobre refugiados em: https://brainly.com.br/tarefa/24842157
#SPJ4