Considere o excerto abaixo no qual o historiador jacques le goff nos fala acerca do que consiste a revolução documental: ". Numa multiplicidade de documentos: escritos de todos os tipos, documentos figurados, produtos de escavações arqueológicas, documentos orais, etc. Uma estatística, uma curva de preços, uma fotografia, um filme, ou, para um passado mais distante, um pólen fóssil, uma ferramenta, um ex-voto são, para a história nova, documentos de primeira ordem". Le goff, jacques. A história nova. São paulo: martins fontes, 1995, p. 28. Com base nas informações acima, considere a alternativa que apresenta corretamente o nome da escola histórica que promoveu essa revolução documental
Respostas
A Escola dos Annales foi uma corrente historiográfica que surgiu nos primeiros anos do século XX, na França, a partir da publicação da revista intitulada Annales d’Histoire Économique et Sociale, desenvolvida por Lucien Febvre e Marc Bloch, cujo objetivo era a crítica ao Positivismo e o reconhecimento e inserção de novos tipos de fontes na historiografia.
A Escola dos Annales
A perspectiva dos pensadores dos Annales seguia na contramão da historiografia positivista tradicional, que tinha como característica fundamental a escrita da história vista de cima, isto é a partir de documentos escritos e oficiais.
Os pensadores da Escola dos Annales inseriram em sua metodologia historiográfica as fontes não oficiais e a criticidade, evidenciando a visão de outras camadas sociais, e não apenas as perspectivas dos detentores do poder, como no Positivismo. Assim, essa Escola surgiu com a ideia de se fazer uma história vista por baixo.
Aprenda mais sobre a Escola dos Annales em: https://brainly.com.br/tarefa/23242441#
#SPJ4