Acerca da relação família-escola-adolescente, leia os fragmentos de texto e descubra a palavra ou o bloco de palavras que completa corretamente a lacuna em cada um deles. Basta clicar na seta que aparece em cada lacuna e selecionar a opção correta. O período da ? marca uma nova etapa para as famílias, em que o papel dos filhos e dos pais é modificado. O adolescente passa a assumir responsabilidades que o aproximam da ?. Enquanto isso, os pais devem responder às mudanças cognitivas, emocionais, físicas e sociais de seus filhos oferecendo ?. Esse suporte é caracterizado por dois aspectos centrais: permitir que os filhos sejam mais autônomos e ? em suas escolhas e, ao mesmo tempo, manter uma relação de ? que permita que os adolescentes recorram aos ? quando necessitarem. A relação entre família e escola corre o risco de ficar mais distante quando os alunos/filhos chegam à ?. Isto porque é comum confundir o processo de ? dos adolescentes com um ? da família. Por isso, novos esforços devem ser feitos para que pai
Respostas
Resposta:
O período da adolescência marca uma nova etapa para as famílias, em que o papel dos filhos e dos pais é modificado. O adolescente passa a assumir responsabilidades que o aproximam da vida adulta. Enquanto isso, os pais devem responder às mudanças cognitivas, emocionais, físicas e sociais de seus filhos oferecendo apoio. Esse suporte é caracterizado por dois aspectos centrais: permitir que os filhos sejam mais autônomos e independentes em suas escolhas e, ao mesmo tempo, manter uma relação de proximidade que permita que os adolescentes recorram aos pais quando necessitarem.
A relação entre família e escola corre o risco de ficar mais distante quando os alunos/filhos chegam à individuação. Isto porque é comum confundir o processo de adolescência dos adolescentes com um afastamento da família. Por isso, novos esforços devem ser feitos para que pais e professores sigam construindo uma parceria. As escolas precisam deixar claro o convite para que os familiares participem ativamente da vida acadêmica de seus filhos.
Explicação: