5)
A equipe de engenharia de projetos da empresa Felicity Urbanização S.A. vem demonstrando queda de produtividade no último semestre. Esta divisão sempre foi tida como de alta performance. Então, a gestora, Ana Carolina Braga, foi chamada a dar explicações sobre seu departamento.
Ana Carolina comentou com o board que, há oito meses, percebe um clima de hostilidade. Isso iniciou quando Pedro Henrique, engenheiro sênior, mudou um projeto já aprovado de Fernando, seu aprendiz. Fernando estava sendo cogitado para ser promovido, por suas ideias e espírito de liderança. Contudo, após este episódio, o engajamento e a motivação nos projetos inovadores do setor não estavam "saindo do papel".
Fernando e Pedro Henrique já haviam sido chamados para conversar com Ana Carolina diversas vezes. Contudo, ao colocar os dois no mesmo ambiente, havia somente acusações e animosidades.
Como última alternativa, para não ter que desperdiçar o talento de Fernando, recolocando-o, ou demitir Pedro Henrique, Ana Carolina comprometeu-se a realizar a "técnica da assertividade".
Esta técnica, aprimorada por Andy Molinsky, cria meios onde o diálogo é possível e possibilita que os participantes, de uma maneira simples, deixem de lado suas frustrações e resolvam os seus conflitos.
Chegando o dia marcado, Ana Carolina reuniu os dois e explicou como a dinâmica ocorreria. Os dois deveriam escrever o que gostariam de dizer ao outro, tendo como base a técnica da assertividade que consiste em três passos:
1º Passo
Fazer um comentário simples e objetivo sobre o comportamento do outro.
2º Passo
Descrever o efeito negativo que o comportamento gerou.
3º Passo
Comentar sobre como o comportamento está alterando suas ações.
Analise a técnica da assertividade e verifique quais das alternativas condiz com o que Pedro Henrique e Fernando escreveriam um ao outro para resolver suas diferenças e voltarem a ser uma equipe de alta perfomance:
Alternativas:
a)
Pedro Henrique: Você quer minha posição na empresa e isso me faz ficar desconfiado de você. Em quantos projetos está envolvido atualmente? Vou rever todos eles. Fernando: Você não tem competência para estar onde está, então busque outra empresa. Não sabia que minha presença era tão ameaçadora para você.
b)
Pedro Henrique: Sou seu líder, logo não lhe devo explicações. As mudanças que pensar serem necessárias serão feitas. Afinal, é meu nome que está em jogo. Fernando: Concordo, desculpe pelo mal-entendido, não acontecerá novamente. Minha iniciativa prejudicou o projeto. Espero poder compensar meu comportamento inadequado.
Alternativa assinalada
c)
Pedro Henrique: Não gostei da forma como recebeu meu feedback, você precisa ser mais humilde. Eu sou o chefe do setor. Fernando: O que você sabe de humildade? Por que não me disse que mudaria o projeto? Eu me reportarei a partir de agora para a Ana Carolina. Caso não possa, prefiro ir para outro setor ou me demitir.
d)
Pedro Henrique: Você devia ter me mostrado o projeto antes de ter passado ao cliente, pois sou o gerente sênior. Sua atitude prejudicou minha posição perante o cliente, e por isso precisei alterar o projeto. Fernando: Sua atitude de mudar o projeto, constrangeu-me e ao cliente. Ele não terá condições de cumprir seus marcos, visto que tirou minha autoridade. Não me sinto seguro neste projeto.
e)
Pedro Henrique: Você não tem autoridade perante este projeto, precisa ter o meu aval e não repita mais essa iniciativa. Isso que acontece quando contratam pessoas sem experiência para setores estratégicos. Fernando: Você está com ciúmes porque meu projeto foi aprovado sem o seu conhecimento. Admira-me que continue como líder neste setor.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
b
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás