Conterráneos Velhos de Guerra ( 1992 ) é um filme que fala sobre a construção de Brasília, atual capital do Brasil , pelos candangos, trabalhadores que ficaram conhecidos por construí-la. Todavia, ao contrário do discurso oficial, vemos relatos de várias mortes ocorridas na época por causa da negligência e da falta de segurança nos canteiros de obra. Várias dessas mortes foram aba fadas pelo registro oficial.
Assim, o referido filme é uma interessante fonte histórica, por trazer à tona
A)a voz dos próprios trabalhadores e suas impressões sobre a construção de Brasília ,além da questão da massificação da industrialização , empreendida por Juscelino Kubitscheck , em de trimento dos mais pobres que ficaram sem assis téncia social frente ao aumento do custo de vida.
B)a voz dos grupos trabalhadores que foram oprimi dos e não receberam nenhum tipo de assistência social por Getúlio Vargas, o grande idealizador do projeto de construção da nova capital federal.
C)o debate em torno da industrialização , posto que , mesmo sofrendo considerável exploração , os operários se submeteram a péssimas condições de trabalho , pelo fato de serem remunerados de forma proporcional ao trabalho realizado.
D)a verdade a respeito da construção de Brasília , que fora construída com o capital soviético , sem a interferência de qualquer autoridade brasileira nesse processo.
E)a questão dos direitos trabalhistas, uma vez que o filme se preocupou em mostrar os casos de assassinato dos trabalhadores envolvidos na construção da nova capital.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás