Entre os problemas nas cidade latino-americanas aponte qual
deles você acredita ser a mais grave
Respostas
Resposta: Esta concentração de renda, ou seja, a maior parte dos recursos nas mãos das camadas dominantes, resultariam no processo de desigualdade social, considerado um dos problemas mais graves nas cidades.
Explicação: Os principais problemas que assolam as cidades latino-americanas são: pavimentação e iluminação pública deficiente, má conservação de ruas e avenidas e, sobretudo, crescimento de habitações precárias. Todos os problemas citados culminam no que pode ser considerado o maior drama da América Latina, os altos níveis de desigualdade social.
A desigualdade nas cidades da América Latina
Diversos são os problemas e questões sociais conhecidos quando o assunto é a América Latina. Apesar de existirem muitos, a desigualdade social é considerada a maior das questões sociais a serem solucionadas na região.
A desigualdade tornou-se cada vez mais complexa à medida que avançaram os processos de formação das sociedades latino-americanas. A industrialização, a urbanização, a migração e as mudanças no mercado de trabalho são considerados os principais fatores para o agravamento das desigualdades na região.
A desigualdade latino-americana é fruto do nosso particular e tardio modo de produção capitalista, bem como das marcas históricas das nossas formações sociais. Por possuírem uma raiz tão antiga e estruturada, é difícil o combate às desigualdades na América Latina.
Apesar disso, ainda se fazem necessários os esforços por parte dos governos latino-americanos para a superação dos desafios e das desigualdades sociais no território.