descrever a via glicolítica, o ciclo do ácido cítrico e a fosforilação oxidativa, demonstrando sua inter-relação
Respostas
A via glicolítica consiste da degradação da glicose até a formação de ácido pirúvico, molécula que participará do ciclo do ácido cítrico, no qual serão formadas moléculas de ATP, que são fonte de energia, e também NADH e FADH₂, que serão aproveitados durante a fosforilação oxidativa, para geração de ainda mais ATP.
Respiração Celular
Os processos da glicólise, o ciclo do ácido cítrico (também chamado de Ciclo de Krebs) e a fosforilação oxidativa constituem etapas importantes da respiração celular. Esta série de reações começa com a quebra da glicose até ácido pirúvico, que é a forma que pode ser aproveitada no Ciclo de Krebs.
O Ciclo de Krebs resulta em moléculas de ATP, no entanto em um número pequeno, sendo a maior importância deste ciclo a produção de moléculas de NADH e FADH₂. Estas moléculas carregam elétrons que são liberados em proteínas receptoras de elétrons, dando início ao processo de fosforilação oxidativa.
A fosforilação oxidativa é a responsável pela maior quantidade de ATP produzida durante a respiração celular. Este processo ocorre a partir de um gradiente eletrônico gerado pelos elétrons doados pelo NADH e FADH₂. Ao final deste processo, o oxigênio é responsável por se ligar aos elétrons restantes, o que gera moléculas de água.
Você pode continuar estudando sobre a respiração celular aqui: https://brainly.com.br/tarefa/39721433
#SPJ1
88**9**93**76**82**55**.,.,.,.,.,.,.,.,