1. Leia e debata as principais ideias com a sua turma, na sequência, registre os principais pontos em seu caderno: Se no passado, no final do século XIX e início do século XX, o país poderia ser classificado como um dos grandes receptores de imigrantes, principalmente europeus, nas décadas de 1980 e 1990 foi conhecido como país de emigração com a saída de vários brasileiros para a Europa, Estados Unidos e Japão. Na atualidade não há um movimento único que possa ser considerado como o mais predominante. Ao mesmo tempo em que o Brasil continua recebendo imigrantes, o luxo dos brasileiros que buscam viver no exterior ainda se mantém, mesmo que em menor intensidade. Além dos que têm como projeto migratório uma permanência mais prolongada, há imigrantes que consideram a sua estada no Brasil como uma das etapas de um processo maior que os levará a outros países.
Se quando da chegada dos primeiros imigrantes ao país, a sua origem seguia determinado
padrão, com forte predominância de europeus, os novos luxos mesclam europeus, asiáticos e
africanos, além dos que saem dos países vizinhos em busca de uma oportunidade de trabalho.
Respostas
respondido por:
1
Para debater os diferentes processos migratórios envolvendo o Brasil, é necessário explorar as circunstâncias políticas e econômicas que determinam o papel que o país cumpre neste cenário.
Contextualizando o Brasil e a migração no passado recente
Social e politicamente falando, o Brasil representou, no início do século XX, uma oportunidade boa para imigrantes.
Isso se deveu ao fato de que o país despontou no cenário econômico internacional como parte do grupo conhecido como BRICS, o que o tornou atrativo para oportunizar melhoras de condição de vida para imigrantes vindos de países mais pobres e ao mesmo tempo, pelo potencial econômico demonstrado, abriu as portas para investimentos estrangeiros.
Saiba mais sobre a imigração no Brasil em https://brainly.com.br/tarefa/28359826
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás