• Matéria: Psicologia
  • Autor: kamillydamasceno
  • Perguntado 2 anos atrás

A noção pura de assimetria se refere a diferenças estruturais, que podem ser naturais ou adquiridas. O poder, em termos primários, é sobretudo a capacidade de projetar poder. Sendo assim, existem profissionais que ocupam cargos de liderança que infelizmente se veem forçados a falsear a verdade, omitir informações, negar notícias que poderiam afetar negativamente o clima da equipe e apresentam afirmações que não condizem com a realidade.



As relações assimétricas podem perturbar relacionamentos e afastar pessoas. Ao mesmo tempo, interferem no propósito dos líderes de obter bons relacionamentos com os subordinados, devido à necessidade de obter o máximo desempenho deles, afetando seu sucesso.
Verbos como mandar, obedecer, fazer e controlar e ações do tipo são recorrentes, provocam distanciamento e deixam claro níveis hierárquicos distintos por meio de exemplos, ocorrências, sentimentos, dificuldades, razões de ser, motivações, frustrações, propósitos e opções de atuação.
Isto é, aspectos organizacionais, institucionais, subjetivos e intersubjetivos podem ser percebidos e não favorecem o equilíbrio.
Imagine que você é assistente financeiro há dois anos na mesma empresa e não sente liberdade para dialogar de maneira transparente e confiante sobre suas expectativas com seu líder.
Por vezes, gostaria de falar sobre sua carreira, mas prefere fazer isso com outras pessoas, por sentir que seu gerente direto pode fazer retaliações ou não te ouvir e, dependendo do rumo da conversa, vai mostrar que essa situação chama a deprimente necessidade de agradar o chefe, viciado num modelo de comando e controle.
Afirmações de um subordinado como "Sim, entendo", ou "Ok, vou correr atrás", ou ainda "Sim, vou melhorar...", etc. podem ser simplesmente reações ao que foi dito para garantir a continuidade da conversa.
Esses exemplos demonstram que, numa relação
assimétrica, o interlocutor que ocupa uma posição
subalterna (no caso, você) confirma haver
compreendido o que lhe foi dito pela autoridade.


Nessa situação, como você, em conversa com seu gerente, poderia minimizar a assimetria, trazendo melhores resultados para sua carreira e satisfação no trabalho?

Respostas

respondido por: rhehrjrb
1

Resposta:

Explicação:

Durante a conversa, exponha alguns pontos importantes para minimizar a assimetria e trazer resultados, como:

- O gerente deveria dispor de mais tempo para se dedicar aos subordinados.

- O gerente poderia minimizar filtros à informação.

- Os líderes podem ser mais verdadeiros, dizer o que corresponde à verdade ou, ainda, melhorar diálogos efetivos.

- É papel do gestor minimizar monólogos disfarçados e conversas evasivas que perpetuam problemas.

- É importante melhorar a escuta ativa (gerente ouvir mais a equipe, por exemplo).

- Durante a comunicação, a interação entre as partes durante a conversa é fundamental.

- É papel do líder dar importância aos sinais não verbais (e mesmo verbais) apresentados pelo ouvinte que ocupa um cargo subordinado.

- É fundamental abordar de forma mais assertiva assuntos sigilosos, mesmo que envolvam, por exemplo, aspectos estratégicos, éticos, morais, de injustiças ou de favorecimentos que talvez afetem o clima organizacional se fossem conhecidos antes do momento apropriado.

- Os profissionais no comando de equipes devem usar discursos que não contradigam seus próprios valores.

Perguntas similares