Na teoria do desenvolvimento psicossocial de Erick Erickson, cada estágio da vida se relaciona a uma tarefa principal.
Analise as alternativas abaixo e aponte a incorreta:
A maneira como os conflitos irão se desenvolver e as circunstâncias da vida podem potencializar ou frustrar os sentidos existenciais de cada fase.
O desenvolvimento é entendido como um processo evolutivo, sequenciado, com crises e conflitos a serem vividos em cada fase do ciclo vital.
A maturidade é a fase que determina o ápice do desenvolvimento humano, trazendo sabedoria, tolerância e equilíbrio para a vida do sujeito, independentemente das demais fases do ciclo do crescimento.
No que diz respeito à maturidade, o autor assinala três núcleos de conflitos básicos, a saber: intimidade X isolamento; preocupação com as próximas gerações X estagnação; e integridade X desespero.
O autor apresenta oito estágios que podem contribuir para um fortalecimento do ego ou para incorporação do modo negativo do conflito no ego.
Respostas
Resposta:
A maturidade é a fase que determina o ápice do desenvolvimento humano, trazendo sabedoria, tolerância e equilíbrio para a vida do sujeito, independentemente das demais fases do ciclo do crescimento.
Explicação:
corrigida pelo
Acerca da teoria psicossocial proposta por Erik Erikson, é incorreto afirmar que "A maturidade é a fase que determina o ápice do desenvolvimento humano, trazendo sabedoria, tolerância e equilíbrio para a vida do sujeito, independentemente das demais fases do ciclo do crescimento".
Teoria Psicossocial de Erik Erikson
Erik Erikson (1902 - 1994) a partir de sua teoria psicossocial, cuja perspectiva é psicanalítica, propõe que o desenvolvimento humano é um processo que ocorre influenciado pelas relações sociais.
Para esse teórico, esse processo envolve diversas crises compostas por uma tendência positiva e uma negativa, que ocorrem em oito estágios sequenciais do ciclo vital humano:
- Confiança básica versus desconfiança - nascimento aos 12-18 meses;
- Autonomia versus vergonha e dúvida - 12-18 meses aos 3 anos;
- Iniciativa versus culpa - 3 aos 6 anos;
- Produtividade versus inferioridade - 6 anos até a puberdade;
- Identidade versus confusão de identidade - puberdade até a fase jovem adulta;
- Intimidade versus isolamento - fase jovem adulta;
- Generatividade (preocupação com as próximas gerações) versus estagnação - vida adulta intermediária;
- Integridade versus desespero - vida adulta tardia.
Aprenda mais sobre Erik Erikson:
brainly.com.br/tarefa/42524705
#SPJ2