Respostas
O saldo do processo de respiração celular são entre 30 a 32 moléculas de ATP, sendo elas provenientes de 3 etapas: glicólise formando 2 ATPs, ciclo de Krebs formando 2 ATPs e fosforilação oxidativa formando 26 a 28 ATPs.
Para entender melhor este resultado precisamos saber mais sobre como o processo de respiração celular funciona:
Explicação:
O que é a respiração celular?
Basicamente, é um processo formador de moléculas enérgicas.
Durante a respiração celular ocorre a oxidação de moléculas orgânicas para formação de energia. É constituída de 3 fases sendo elas:
1. Glicolise, ocorrendo no citosol anaeróbicamente, com a quebra da glicose em duas moléculas de ácido pirúvico.
2. Ciclo de Krebs, ocorrendo na mitocôndria da célula de forma aeróbica, o acido pirúvico formado na glicólise é transportado para a matriz da mitocôndria, há a formação de uma molécula de acetil-CoA através da reação do ácido pirúvico com a Coenzima A. A partir de 8 reações consequentes são liberadas 2 moléculas de CO2, H+ e elétrons, que servirão para o reinício do ciclo e formação de 3 NADH e 1 FADH2.
3. Fosforilação Oxidativa, ocorrendo também na mitocôndria celular, mais precisamente nas cristas mitocondriais. Basicamente, ocorre a maior quantidade de formação de ATP através da fosforilação do ADP (adição de fosfato), passando pelo complexo proteico ATP sintase e se transformando devidamente em ATP.
Vale lembrar que o ATP ou adenosina trifosfato é um carregador de energia, vital para reações celulares.
Assim, concluímos que durante o processo de respiração celular são formados 30 a 32 moléculas de ATP provenientes de 3 reações da cadeia respiratória.
Aprenda mais sobre respiração celular em:
https://brainly.com.br/tarefa/2549038