A cana-de-açúcar é afetada por diversas pragas que interferem na sua produção e qualidade. Dentre estas se destacam a broca-da-cana-de-açúcar (Diatrae saccharalis) e a broca gigante da cana (Telchin licus), estas pragas podem levar a inviabilidade econômica da atividade. Diante deste tema, analise as afirmações sobre os danos ocasionados por estas pragas e seu controle. I. As larvas da broca causam danos diretos na cana quando perfuram o colmo e abrem galerias causando perdas de peso dos colmos. II. O principal método de controle das brocas é o controle biológico com um inimigo natural multiplicado em laboratório, a vespa Cothesia flavipes. III. Danos indiretos ocorrem quando fungos (Fusarium ou Colletotrichum) penetram nos orifícios abertos pela broca e causam a podridão vermelha e a inversão da sacarose. IV. A broca-da-cana-de-açúcar (Diatrae saccharalis) pode causar o sintoma conhecido como "coração morto" que ocorre em plantas jovens. É correto o que se afirma em:
Respostas
A falta de controle adequado das pragas nas plantações de cana-de-açúcar podem causar sérios prejuízos às lavouras, mesmo em pequenas infestações, que podem resultar em perda produtiva substancial.
Resposta: todas as afirmativas estão corretas.
Broca-da-cana
A Diatraea saccharalis é a principal praga da cana-de-açúcar no Brasil, causando aproximadamente R$ 5 bilhões de perdas por ano, com os índices de danos aumentado nas últimas safras.
É causada por uma lagarta que na fase larval atinge 2,3 centímetros. É nessa fase que ela causa danos à lavoura, pois se alimenta das folhas e penetra no caule através das partes mais moles do colmo.
Já na cultura da cana recém-rebrotada, a broca-da-cana pode atacar os rebentos, causando secamento e apodrecimento da gema apical, fenômeno também chamado como “coração morto”.
Para mais informações sobre o fungo Colletotrichum, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/24162708
#SPJ4