• Matéria: Geografia
  • Autor: MaryMota6070
  • Perguntado 3 anos atrás

Analise o seguinte trecho de notícia: Dia da Sobrecarga da Terra: Humanidade entra no "cheque especial" com o Planeta. No dia 29 de julho de 2021, chegamos mais uma vez ao Dia da Sobrecarga da Terra. Ou seja, superamos coletivamente o orçamento do meio ambiente para o ano de 2021, passando a operar no vermelho. Em apenas sete meses, a humanidade esgotou todos os recursos que a Terra é capaz de oferecer de forma sustentável no período de um ano, desde a filtragem de gás carbônico (CO2) da atmosfera até a produção de matérias-primas para fabricação de bens de consumo e alimentos. A contabilidade "verde" é do Global Footprint Network (GFN), uma organização de pesquisa que mede a pegada ecológica das atividades humanas no mundo, ou seja, o impacto que deixamos por aqui. Pelos cálculos da GFN, até o fim de 2021, teremos consumido 1,7 planetas Terra. Para calcular a pegada ecológica leva-se em conta a quantidade de Terra e a área marítima biologicamente produtiva necessária para produzir todos os recursos que uma população consome e também para absorver seus resíduos. Para manter o atual ritmo mundial de produção e consumo, a humanidade demanda 74% a mais de recursos naturais do que os ecossistemas do planeta conseguem regenerar ao longo de um ano. Ou seja, estamos extrapolando a própria biocapacidade da Terra. E aqui vem o ponto de alerta: a diferença entre a capacidade de regeneração do planeta e o consumo humano gera um saldo ecológico negativo que vem se acumulando desde a década de 1970. [. ]. BARBOSA, Vanessa. Dia da Sobrecarga da Terra: Humanidade entra no "cheque especial" com o Planeta. Um só planeta, 29 de jul. 2021. Disponível em: < umsoplaneta. Globo. Com/biodiversidade/noticia/2021/07/29/dia-da-sobrecarga-da-terra-humanidade-entra-no-cheque-especial-com-o-planeta. Ghtml>. A partir da Revolução Industrial, o pensamento de que o planeta Terra poderia ser infindavelmente explorado se fortaleceu. Os danos dessas explorações que se revelariam na natureza eram fisicamente perceptíveis, mas na ocasiã

Respostas

respondido por: martacruzlopes13
1

Protocolo de Kyoto, criado em 1997, visa a estabilização da emissão de gases para a atmosfera, atentando no aquecimento global. Identificamos a alternativa correta como a letra E) I, III e IV, apenas.

Impacto Ambiental

As mudanças observadas no ambiente, decorrentes da atividade humana, são identificadas como um impacto ambiental. Existem impactos que visam a preservação do ambiente, classificados como positivos, e impactos que aceleram a degeneração do planeta, reconhecidos como negativos.

Tendo em conta a exploração exacerbada, observada nos recursos naturais existentes, debates, palestras e convecções são realizados com o intuito de conscientizar líderes governamentais para a necessidade da prática de um desenvolvimento sustentável.

'Sua pergunta está incompleta, mas muito provavelmente sua pergunta completa era ...'

A partir da Revolução Industrial, o pensamento de que o planeta Terra poderia ser infindavelmente explorado se fortaleceu. Os danos dessas explorações que se revelariam na natureza eram fisicamente perceptíveis, mas na ocasião não provocaram grandes discussões sobre os impactos ambientais. Todavia, hoje sabemos que a Terra tem seus limites e seus recursos não são infinitos e nas últimas décadas, nota-se um considerável crescimento do interesse pela preservação ambiental. Graças a esse aumento e aos avanços científicos e tecnológicos, atualmente entende-se mais sobre os problemas ambientais do que se conhecia no passado. Contudo, isso não tem sido suficiente para impedir o processo de degradação ambiental em curso. O modelo de desenvolvimento atual (predatório, excludente, desigual, sucumbente dos recursos naturais) tem provocado níveis alarmantes de poluição do ar, da água e do solo, destruição da fauna e flora e tem levado ao rápido esgotamento das reservas minerais e demais recursos não renováveis. Diante desse pressuposto, a Educação Ambiental, seja ela formal ou informal, é uma das ferramentas mais importantes para a capacitação e sensibilização da população acerca dos problemas ambientais.

Nesse sentido e considerando a notícia e a imagem supracitadas, analise as afirmativas a seguir:

I. Na imagem da notícia são apresentados os padrões médios de consumo por países do mundo em comparação aos recursos existentes no planeta. Portanto, se todo o mundo consumisse nos mesmos padrões estadunidenses, cinco planetas Terra seriam necessários, o que mostra que a adoção do modelo de consumo dos EUA é insustentável.

II. A educação ambiental deve ser implementada somente nos ambientes formais de educação, pois são nas escolas que os indivíduos aprendem, desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, adquirindo a habilidade de desenvolver uma consciência quanto à relação sociedade-natureza.

III. A sociedade do século XXI enfrenta muitos problemas ambientais, razão pela qual torna a educação ambiental uma prática urgente. A avaliação e o enfrentamento dos problemas ambientais demandam da atuação de profissionais de variadas áreas promovendo uma abordagem interdisciplinar.

IV. Uma das grandes preocupações do mundo atual refere-se à questão ambiental. Muitos dos recursos utilizados nas indústrias são extraídos diretamente da natureza, gerando, por vezes, danos ambientais imensuráveis. A preocupação com a degradação ambiental é fundamental, pois muitos recursos utilizados no cotidiano da humanidade poderão se esgotar em pouco tempo.

É correto o que se afirma em:

  • Alternativa A) I e II, apenas.
  • Alternativa B) II e III, apenas.
  • Alternativa C) III e IV, apenas.
  • Alternativa D) I, II e IV, apenas.
  • Alternativa E) I, III e IV, apenas.

Entenda mais sobre desenvolvimento sustentável aqui: https://brainly.com.br/tarefa/44401799

#SPJ4

Perguntas similares