Imagine a seguinte situação: você é funcionário da Secretaria de Meio Ambiente de uma cidade no sertão do nordeste brasileiro.
Você precisa explicar à comunidade a presença de conchas naquela região. Elabore um parecer, baseado na paleoecologia, esclarecendo a característica do afloramento.
Respostas
Resposta:PARECER:
O registro de antigas formas de vida em rochas é conhecido como fóssil e o estudo desses fósseis é feito pela Paleontologia. As conchas encontradas durante a perfução do poço artesiano tratam-se de fósseis, registros da antiga forma de vida que habitava a região em tempos passados.
A paleoecologia auxilia na reconstrução de ecossistemas passados; desta forma, os registros encontrados indicam que a região do afloramento que hoje se caracteriza como uma área seca, já foi mar. Durante o início e a parte média do período conhecido como Devoniano, os antigos mares da região eram habitados por diversos tipos de invertebrados, peixes e algas. Segundo a legislação brasileira, depósitos fosselíferos são bens públicos pertencentes à nação e a remoção só pode ser realizada com autorização, sendo proibida a sua comercialização.
Explicação: resposta dada pela faculdade.