Considerando as características dos povos e comunidades tradicionais, conforme trabalhado no primeiro momento, quais problemas PODEM ter afetado o modo de vida dos quilombolas que tiveram suas terras sobrepostas pelas atividades de mineração?
Currículo em Ação -2•Ano -
Volume 3 - página 242
Respostas
Os principais problemas gerados para as comunidades quilombolas a partir da mineração estão associados às grandes cargas de sedimento rochoso que são lançadas ao ar, visto que na maioria das regiões o tipo de mineração mantido é o a seco. Além disso, como consequência, aparecem os problemas de falta de recursos hídricos e de desertificação do solo.
Mineração x Comunidades Quilombolas
A mineração é uma atividade extrativista que se relaciona com a retirada dos recursos minerais do solo. Costuma reservar para si grandes parcelas de terra, para que seja possível a execução da atividade.
Nesse sentido, as atividades mineradoras apresentam-se como um grande risco para as comunidades quilombolas, que dependem da sua porção territorial para o desenvolvimento de atividades relacionadas a sua subsistência. Além de problemas gerais causados pela mineração, como poluição, desertificação e diminuição dos recursos hídricos, as populações dos quilombos enfrentam também problemas específicos.
Alguns desses problemas específicos se relacionam com a invasão de territórios com significados religiosos e culturais, a produção de uma quantidade excessiva de poeira, que afeta a saúde dos quilombolas, além de impedi-los de manter atividades de cultivo, como a agricultura e a apicultura, comuns nas comunidades quilombolas.
Entenda mais sobre os impactos da mineração aqui: https://brainly.com.br/tarefa/27005468
#SPJ1