• Matéria: História
  • Autor: dyannap
  • Perguntado 3 anos atrás

As manifestações artísticas e culturais da América Portuguesa ficaram registradas na arquitetura, na escultura e na literatura produzidas durante o período colonial. A seguir, analise as informações que tratam da arte e da cultura colonial e julgue cada uma com V para verdadeiro e F para falso. ( ) Os artistas e os escritores coloniais pertenciam aos estratos mais altos da sociedade, pois apenas esses grupos frequentavam academias, escolas, colégios e irmandades, espaços de difusão da arte. ( ) Os debates sobre a literatura brasileira durante o período colonial levam em consideração, além do local de nascimento do autor, o local de produção e a língua em que foi escrita, problematizando a noção de “literatura nacional”. ( ) A poesia e a prosa do período colonial tinham apenas temáticas bucólicas e religiosas, deixando de lado questões políticas e críticas sociais. ( ) Aleijadinho, um dos maiores escultores do período colonial, pertencia à elite da sociedade mineradora e utilizava os lucros obtidos no sistema mercantil para desenvolver sua arte. Marque a alternativa que apresenta a ordem correta de preenchimento dos parênteses.

Respostas

respondido por: EURIPEDES3
0

Resposta:C.

V – V – F – F.

Explicação:A arte e a cultura desenvolvidas na América Portuguesa tiveram origem na tensão entre as correntes europeias e as influências africana e indígena, ou, em outras palavras, entre a influência europeia e as dinâmicas locais. Assim, uma das discussões mais importantes quando se fala em “literatura brasileira” é levar em consideração, para o período, aspectos como a naturalidade, a língua e o local de nascimento de seus autores. Esses artistas nem sempre pertenciam aos mais altos estratos da sociedade, sendo alguns não brancos. Na poesia e na prosa coloniais, diversos temas foram abordados, inclusive os políticos, como forma de manifestar contradição à administração colonial ou à hipocrisia social. Por fim, em se tratando de Aleijadinho, ele foi um descendente de escravizados que, por meio de grupos de ajuda mútua, conseguiu desenvolver sua arte.

respondido por: diogofrancesconi
0

Resposta:

C. V – V – F – F.

Explicação:

A arte e a cultura desenvolvidas na América Portuguesa tiveram origem na tensão entre as correntes europeias e as influências africana e indígena, ou, em outras palavras, entre a influência europeia e as dinâmicas locais. Assim, uma das discussões mais importantes quando se fala em “literatura brasileira” é levar em consideração, para o período, aspectos como a naturalidade, a língua e o local de nascimento de seus autores. Esses artistas nem sempre pertenciam aos mais altos estratos da sociedade, sendo alguns não brancos. Na poesia e na prosa coloniais, diversos temas foram abordados, inclusive os políticos, como forma de manifestar contradição à administração colonial ou à hipocrisia social. Por fim, em se tratando de Aleijadinho, ele foi um descendente de escravizados que, por meio de grupos de ajuda mútua, conseguiu desenvolver sua arte.

Perguntas similares