1. Leia o trecho do poema. Ispinho e Fulô É nascê, vivê e morrê Nossa herança naturá Todos têm que obedecê Sem tê a quem se quexá, [...] Até a propa criança Tão nova e tão atraente Conduzindo a mesma herança Sai do seu berço inocente, Fora da infança querida No seu uso de razão Vê muntas fulô caída Machucada pelo chão, Pois vê neste mundo ingrato Injustiça, assassinato E uns aos outros presseguindo E assim nós vamo penando Vendo os ispinho omentando E as fulô diminuindo. [...] Patativa do Assaré. Ispinho e fulô. São Paulo: Hedra, 2005. p. 25-26. a) Que ideia a respeito da vida está presente na primeira estrofe do poema? b) A escrita do poema é marcada por traços da oralidade. Observe os substan- tivos do título. Como eles são grafados? Agora, verifique como estão regis- trados no dicionário. c) Além das peculiaridades ortográficas, como é realizada a concordância no- minal nos dois últimos versos? Copie no caderno outros dois versos em que se realiza a concordância da mesma maneira. d) De acordo com a norma-padrão, a concordância nominal se dá em gênero e em número. Nos exemplos analisados, qual desses tipos de concordância recebe tratamento diferente da norma?
Respostas
a) A ideia é do ciclo da vida como algo marcado por sofrimentos, mas visto como algo natural, por isso deve ser aceito.
b) Os substantivos do título e as suas grafias no dicionário:
- "ispinho" => espinho;
- "fulô" => flor.
c) A concordância nominal nos versos finais não se dá conforme a norma-padrão, pois a marcação do plural só ocorre nos determinantes, e não nos substantivos.
Outros exemplos:
"Vê muntas fulô caída / Machucada pelo chão".
d) A concordância em número recebe tratamento diferente da norma no poema lido, pois há casos em que o determinante está no plural enquanto o substantivo está no singular.
Concordância nominal
Princípio de sintaxe que determina que os determinantes do substantivo (artigos, pronomes, numerais, adjetivos) devem ser flexionados para concordar com ele. Eles variam em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) para concordar com o substantivo referido.
Mais sobre concordância nominal em:
https://brainly.com.br/tarefa/5354526
#SPJ1