Novas abordagens da psicologia como ciência foram desenvolvidas a partir das existentes e moldando o panorama teórico e de pesquisas atual, principalmente a partir das décadas de 1960 e 1970. Mesmo tendo argumentos diferentes para abordar e oferecer respostas às questões epistemológicas, a psicologia é uma ciência unificada por elas por reconhecer que as questões precisam ser resolvidas para que o campo avance. Associe as afirmativas a seguir às escolas de pensamento atuais da psicologia:
I. O(a) _______________nasceu em oposição às crenças do behaviorismo, resgatando os estudos da consciência, e a mente voltou a ter lugar privilegiado nos debates.
II. Hoje, a evolução do(a) ______________ permite conhecer complexas conexões. Agora, sabe-se que os neurônios processam e transmitem informações por meio de estímulos elétricos que percorrem todo o corpo.
III. O(a)______________considera que o comportamento é motivado por forças inconscientes e conflitos internos, difíceis de serem acessados e controlados.
IV. O(a) _______________rejeita a influência de forças biológicas no comportamento e pressupõe que as pessoas se dirijam naturalmente para a autorrealização de seus potenciais.
Assinale a alternativa que completa as lacunas.
A. Cognitivismo / neurociência / humanística / psicodinâmica.
B. Humanística / neurociência / psicodinâmica / cognitivismo.
C. Neurociência / cognitivismo / humanística / psicodinâmica.
D. Cognitivismo / neurociência / psicodinâmica / humanística.
E. Psicodinâmica / cognitivismo / neurociência / humanismo.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Resposta:
D.
Cognitivismo / neurociência / psicodinâmica / humanística.
Explicação:
A psicologia cognitiva nasceu em oposição às crenças do behaviorismo, resgatando os estudos da consciência, e a mente voltou a ter lugar privilegiado nos debates. Dessa forma, essa vertente nasce como reação ao desgaste de explicações teóricas anteriores e com vistas a seguir as transformações da sociedade e de outras ciências. Hoje, a evolução dos estudos em neurociências permite conhecer complexas conexões de forma cada vez mais precisa. Agora, sabe-se que os neurônios processam e transmitem informações por meio de estímulos elétricos que percorrem todo o corpo. O sistema nervoso não é formado apenas pelo cérebro, que, apesar de ser o órgão central, não conseguiria realizar sozinho tudo o que faz. São muitos nervos, órgãos e conexões entre eles, além de substâncias químicas de transmissão de impulsos. A abordagem psicodinâmica talvez seja a mais conhecida como caracterizando o trabalho do psicólogo. Essa linha teórica considera que o comportamento é motivado por forças inconscientes e conflitos internos, difíceis de serem acessados e controlados. A abordagem é muito associada ao nome de Freud, que foi revolucionário em suas propostas na época. A abordagem humanística rejeita a influência de forças biológicas no comportamento e pressupõe que as pessoas se dirijam naturalmente para a autorrealização de seus potenciais. O livre-arbítrio, ou a capacidade de decidir autonomamente por si, pode ser condicionado pelas condições sociais, mas todas as pessoas o têm.