Os ciclos econômicos brasileiros tiveram fortes degradações ambientais e sociais de indígenas, africanos e afrodescendentes, com impactos e prejuízos. Referente ao ciclo econômico do pau-brasil, que ocorreu entre 1501 e 1530, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Quem trabalhava neste ciclo eram os imigrantes europeus.
( ) Quem lucrava eram, normalmente, os índios.
( ) O prejuízo ambiental foi o desmatamento de grandes áreas, principalmente em SP e PR.
( ) O prejuízo social foi a escravização e morte de milhares de indígenas e erosão cultural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Respostas
Resposta:
Explicação:
O ciclo econômico do pau-brasil ocorreu entre 1501 e 1530, que extrai madeira da Mata Atlântica por portugueses e franceses (resposta correta letra D, F - F - F - F).
Ciclo do pau-brasil
Considerado o primeiro ciclo econômico brasileiro, o pau-brasil (tembém conhecido por italianos e franceses como pau-de-pernambuco) era uma árvore de extrema abundância nas matas costeiras do país, que possuía uma faixa de aproximadamente 70 milhões de árvores desta espécie, entre o Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro.
Inicialmente utilizou o escambo com índios para ajudar na extração da madeira, passando posteriormente a sua escravização.
Resposta:
(X) O prejuízo social foi a escravização e morte de milhares de indígenas e erosão cultura.
Explicação:
Estes foram os principais prejuízos advindos do ciclo do pau-brasil, ocorrido entre 1501 e 1530, nas terras então recém descobertas.