• Matéria: História
  • Autor: GihhOtakinha
  • Perguntado 3 anos atrás

Texto I

“Todos, até as nossas crianças desejam que o poder militar e o poder civil se identifiquem nesta hora para vivermos na legalidade.(...) Ainda há pouco, conversando com S. Exª. Revª. Arcebispo D. Vicente Scherer, recebi a comunicação de que todos os cardeais do Brasil haviam decidido lançar proclamação pela paz, pela ordem legal, pela posse a quem constitucionalmente cabe governar o Brasil, pelo voto legítimo de seu povo. Essa proclamação está em curso pelo País. As Igrejas protestantes, todas as seitas religiosas clamam por paz, pela ordem legal”.

Texto II

“Avante brasileiros de pé
Unidos pela liberdade
Marchemos todos juntos com a bandeira
Que prega a lealdade
Protesta contra o tirano
E recusa a traição
Que um povo só é bem grande
Se for livre a sua nação"

O pronunciamento de Leonel Brizola e o Hino da Legalidade remetem

A
ao período político das alianças em torno do processo da redemocratização, após a ditadura civil- militar que cerceou direitos no país.

B
A negociação em torno da anistia, que organizou e direcionou o processo do pluripartidarismo no Brasil democrático.

C
à Revolução de 1930, iniciada no Rio Grande do Sul, quando Getúlio Vargas liderou a Aliança Liberal para derrubar as oligarquias do país.

D
à reação gaúcha ao golpe civil-militar, que foi marcado pela oposição da União Democrática Nacional, que não aceitava as Reformas de Base.

E
ao movimento de reação à ruptura constitucional, que impediria a posse do vice-presidente João Goulart, após a renúncia de Jânio Quadros.

Respostas

respondido por: raissabfr
1

Resposta: letra e

Explicação:

Com a renuncia de Janio Quadros, o vice presidente, Joao Goulart, deveria assumir a presidencia. Porém, os ministros militares queriam impedir a posse de Jango.

Lembrando que o Leonel Brizola era membro do PTB e defendia a posse de Jango.

Perguntas similares