Respostas
Explicação:
Metáfora é uma figura de linguagem em que se transfere o nome de uma coisa para outra com a qual é possível estabelecer uma relação de comparação. Para que a comparação possa ocorrer, devem existir elementos semânticos (relativos ao significado) semelhantes entre as palavras ou expressões em questão.
A relação de semelhança entre dois termos ocasiona uma transferência de significados, estabelecida através de uma comparação implícita. A palavra metáfora vem do grego metaphorá (mudança, transposição).
Exemplos de metáforas
Exemplo 1: Minha prima é uma flor.
Explicação: ao lermos essa frase, sabemos que não se trata de um discurso literal. O emissor da mensagem estabelece uma comparação implícita entre a prima e a flor, e essa transferência resulta numa comunicação de sentido figurado. Com isso, são atribuídas à prima características de uma flor, que podem ser beleza, delicadeza, suavidade, entre outras.
Exemplo 2: Dar murro em ponta de faca.
Explicação: “Dar murro em ponta de faca” é um metáfora utilizada para fazer referência a uma situação em que alguém insiste em fazer algo que não traz resultados e que pode causar danos a si próprio.
Resposta:
tipo de linguagem que se mostra uma coisa a outra
ou seja comparação