história da revolução do Haiti local, data, motivo,participantes, como terminou, Compare o processo de independência do Haiti com a independência do Brasil?
Respostas
Resposta:
A Revolução Haitiana
Explicação:
Revolução Haitiana foi uma grande rebelião de escravos que levou São Domingos à independência sob a liderança de Toussaint Louverture e Jean-Jacques Dessalines.
Aconteceu no Haiti, apartir de 1791.
O principal motivo para ser desencadeada foi a violência motivada pelo sistema escravista promovido pela França, na qual muitos enriqueceram.
A Revolução Haitiana iniciou-se de fato em 1791, quando os escravos rebelaram-se contra os franceses. Em poucas semanas, cerca de 100 mil escravos já haviam se rebelado.
Após a declaração de independência, Jean-Jacques Dessalines escolheu o nome de Haiti para o novo país que havia surgido. O nome foi escolhido em homenagem às populações indígenas que habitavam a região antes da chegada dos europeus.
A Revolução Haitiana foi pioneira para mostrar ao mundo a força dos Africanos escravizados, foi com esse pensamentos que os negros do Brasil também começaram a apoiar tais revoluções como a Haitiana.
Na independência do Brasil os escravizados virão uma "porta" para o fim da escravidão, então, apoiaram o governo na separação de Portugal, mas, o sistema escravagista continuou, o Brasil como um império manteve o sistema arcaico para manter sua economia, tendo os negros só libertados em 1888, com a Lei Áurea, como a tal foi um dos motivos para a proclamação da República.
Espero ter ajudado!
Bons Estudos!