Respostas
O Brasil viveu e ainda vive o chamado êxodo rural que é um processo de migração em massa das pessoas que viviam no campo para as cidades. Este processo que teve inúmeras razões mudou completamente o modo de vida de muitas pessoas. Como eu fui criado no sítio e depois migrei também para a cidade, posso descrever bem os dois estilos de vida.
Viver no campoA vida no campo é marcada pela liberdade, afinal não há a preocupação que é comum nas cidades com roubos e outras coisas. A liberdade é uma grande característica da vida no campo.
A boa alimentação também é uma marca registrada, afinal, pelo menos na época, comíamos aquilo que hoje eles chamam de produtos orgânicos, ou seja, produzidos sem agrotóxicos, bebíamos água da mina e respirávamos ar puro. Quer coisa melhor para a saúde do que isso? E para completar o fator saúde é quase inevitável que você vivendo no campo não tenha um programa regular de exercícios físicos diários, afinal as atividades rurais são na maioria voltadas para as ações físicas que envolvem caminhadas e movimentações o dia inteiro.
Mas o que mais me causa saudade era o contato com a natureza. A natureza é bela, é inspiradora e traz muita paz.
Vantagens de viver no campo
Ar puro;Contato constante com a natureza;Sem stress;Vida mais orgânica, inclusive na alimentação;Apesar de ter menos pessoas, as que tem são geralmente mais valorizadas, ou seja, valoriza-se muito os relacionamentos;Entre outros.Desvantagens de viver no campo
Dependendo do lugar o acesso a educação é precário e em outros até inexistente;Dependendo do lugar o acesso a saúde é trabalhoso;Muitas comunidades ainda não tem acesso a energia elétrica e outros recursos mais modernos;Entre outros.Viver na cidadeA vida urbana tem suas vantagens, afinal temos acesso a escola, trabalho, produtos e serviços bem perto de nós. As pessoas saíram do campo em busca disso e a maioria encontrou, mas é inegável que há problemas sérios como a falta de segurança, um sistema de saúde deficitário, muitos se amontoam nas periferias sem muitas condições de melhorar sua própria situação.
Outra característica da vida urbana é o distanciamento que há entre as pessoas, afinal elas estão próximas demais fisicamente, mas longe ao mesmo tempo. Há uma correria diária e falta tempo para tudo, inclusive para conversar, visitar as pessoas e se importar com elas. Isto era comum no campo e ainda é para aqueles que lá vivem.
A cidade tem muito a aprender do estilo de vida simples do campo e muitas das boas práticas da convivência rural poderia muito bem ser restauradas para o bem de todos. Sei que isso é uma grande utopia, mas sonhar não custa nada.