Dê três exemplos (um de cada classe taxonômica) de espécies que estejam na Mata Atlântica brasileira, descrevendo seu status de ameaça e as principais ameaças a ela.
Respostas
A principal ameaça sobre as espécies da Mata Atlântica é a perda de habitat, como exemplo de espécies desse bioma que se encontram ameaçadas podemos citar:
- Pau-brasil (Classe Magnoliopsida, grau de ameaça: em perigo)
- Arara-azul (Classe Aves, grau de ameaça: vulnerável)
- Tamanduá-bandeira (Classe Mammalia), grau de ameaça: vulnerável)
O que é o status de ameaça das espécies?
O status de ameaça das espécies é classificado conforme critérios da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). O risco de uma espécie ser extinta é, em resumo, baseado em sua distribuição e na abundância. São nove categorias de ameaça segundo a IUCN:
- Extinto (EX)
- Extinto na natureza (EW)
- Criticamente em perigo (CR)
- Em Perigo (EN)
- Vulnerável (VU)
- Quase Ameaçado (NT)
- Menos Preocupante (LC)
- Informação Insuficiente (DD)
- Não Avaliado (NE)
As espécies da Mata Atlântica se encontram ameaçadas?
A Mata Atlântica é um dos biomas que mais tem sido desmatado no Brasil, sendo considerado um hot-spot, isto é possui grande biodiversidade, muitas espécies endêmicas (que só ocorrem nesse ambiente) e tem sido fortemente degradado.
O desmatamento é o principal fator que ameaça plantas e animais. O pau-brasil (Classe Magnoliopsida), por exemplo foi muito explorado para utilização na construção civil e também na extração de tinturas. Conforme as classificações da IUCN essa espécie está na categoria "Em Perigo".
No caso de animais, podemos citar a arara-azul (Classe Aves) e o tamanduá-bandeira (classe dos mamíferos), ambos animais se encontram na categoria "Vulnerável". Além de serem ameaçados pela degradação e perda de habitat, esses animais também sofrem com a caça.
Para saber mais sobre espécies ameaçadas de extinção, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/24776222#
#SPJ9