A história da profissão de psicólogo, que se inicia em 1962, foi marcada por diferentes circunstâncias sociais, políticas e econômicas, desde a ditadura militar (1964-1985), passando pelo período de redemocratização na Nova República (1986-2002) e pela instalação de governos que defendem a mudança com grande apoio popular (a partir de 2003). Tendo em vista esta história, assinale a alternativa correta em relação à Psicologia como prática e profissão:
(a)No contexto dos governos neoliberais (Nova República), os psicólogos viram proliferar posições profissionais no âmbito das políticas públicas, embora marcadas pela precarização.
(b) A partir de 1962, a Psicologia viveu a politização das suas práticas como outras categorias profissionais.
(c) A Psicologia já na sua origem no Brasil foi instituída como prática profissional comprometida com o combate à desigualdade.
(d) Como categoria profissional, os psicólogos têm se caracterizado por práticas que estão em consonância com as políticas públicas.
(e) O advento do SUS proporcionou a partir da década de 1990 a manutenção da Psicologia fora das políticas públicas sociais.
Respostas
Na contemporaneidade o psicólogo têm sido fundamental atuando em suas práticas diante as diretrizes que são implementadas pelas políticas públicas, portanto a alternativa D é a correta.
Psicólogo nas Políticas Públicas
A psicologia tem papel fundamental no debate e na construção de políticas públicas visando o bem-estar da sociedade em consonância com à justiça social, a garantia de direitos dos cidadãos.
Por conta de sua implicação ética e seu compromisso, direcionados pela determinação em busca de transformação social, visa a adaptação social, a normatização do ser e superação em seu ajustamento.
Com o objetivo de desmistificar o sujeito como objeto, prática bem comum em meios políticos, a psicologia busca aprofundar-se nas relações e nas análises sobre o meio político de forma crítica e construtiva.
Saiba mais sobre políticas públicas em: https://brainly.com.br/tarefa/3139392
#SPJ1