O eletrocardiograma (ECG) é fundamental para o diagnóstico e tratamento de anomalias no ritmo e no sistema de condução elétrica do coração. Para entendê-lo e interpretá-lo, precisamos conhecer a anatomia do coração e a fisiologia do batimento cardíaco.
Fonte: PASTORE, C. A. et al. III Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre análise e emissão de laudos eletrocardiográficos. Arq. Bras. Cardiol. São Paulo, n. 4, supl. 1, v. 106, p. 1-23, abr. 2016.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre eletrocardiograma, ordene as etapas da contração do coração a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem durante o batimento cardíaco:
( ) O impulso elétrico chega no nodo atrioventricular (AV).
( ) No nó AV, o estímulo sofre um retardo (de aproximadamente 0,04s).
( ) O impulso elétrico passa pelos feixes intermodais.
( ) O nó sinusal gera um impulso elétrico.
( ) O estímulo segue pelo feixe de Hiss, então pelo feixe de Purkinje, que se ramifica espalhando o impulso nervoso.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
3, 4, 2, 1, 5.
Explicação: AVA
respondido por:
0
O coração gera seu impulso no nó sinusal, sendo conduzido pelos feixes internodais ao nodo atrioventricular, em seguida feixe de Hiss e feixe de Purkinje. Assim, a sequência correta é 3, 4, 2, 1 e 5.
Mas o coração gera impulso independente do sistema nervoso?
- O coração gera impulso elétrico de forma independente através do nó sinual, ou seja, ele é um sistema de impulso independente do sistema nervoso. Em seguida, ocorre a condução desse impulso, gerado no nó sinual pelos feixes internodais, chegando ao nodo atrioventricular.
- No nó atrioventricular ocorre um atraso do impulso elétrico, sendo este conduzido em seguida pelo feixe de Hiss, atingindo o feixe de Purkinje e se espalhando por todo o coração.
Para saber mais sobre o coração acesse o link:
https://brainly.com.br/tarefa/31262545
#SPJ2
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás