Respostas
Resposta:
Principais setores econômicos
A Coreia do Sul tem experimentado uma das maiores transformações econômicas nos últimos 60 anos. Dado seu tamanho geográfico limitado, os recursos naturais insuficientes e o tamanho da população (uma força de trabalho de mais de 28.,4 milhões de pessoas de sua população de 51,28 milhões), o país tem dedicado uma atenção especial para o desenvolvimento de tecnologia e à inovação para promover o crescimento, passando de uma nação agrícola predominantemente rural a um país urbano industrializado. A indústria representou 32,6% do PIB e empregou 25% da força de trabalho em 2021 (Banco Mundial, 2022). As principais indústrias incluem a têxtil, aço, fabricação de automóveis, construção naval e eletrônica. A Coreia do Sul é o maior produtor mundial de semicondutores.
O setor agrícola na Coreia do Sul representa apenas uma fatia negligenciável do PIB do país (1,8%) e emprega somente 4,8% da população em 2021 (Banco Mundial, 2022). O arroz é o principal cultivo agrícola, embora a cevada, o trigo, o milho, a soja e o sorgo também sejam cultivados de modo extensivo. A pecuária constitui também uma atividade em grande escala. Menos de 1/4 da terra é cultivada. Os recursos minerais da Coreia do Sul se limitam ao ouro e à prata.
O setor de serviços é o maior e o setor econômico mais rápido, corresponde a 57,1% do PIB e emprega quase 70,2% da população ativa (Banco Mundial, 2022), especialamente lojas de departamentos, cadeias de lojas e supermercados. O turismo é um dos setores de rápido crescimento, com um aumento de 14% em 2019, de acordo com a Organização Coreana de Turismo. Embora o número de turistas chineses tenha caído drasticamente nos últimos anos devido à proibição de viagens de Pequim, que ainda não foi totalmente revogada.
A pandemia da COVID-19 teve um impacto gigantesco na economia mudial em 2020. No entanto, a recuperação global continua, mesmo que o ímpeto tenha enfraquecido no final de 2021 e a incerteza tenha aumentado à medida que a pandemia ressurgiu, deixando marcas duradouras no desempenho de médio prazo. O aumento da inflação global faz com que os investidores se preocupem com o crescimento futuro, mas muitos economistas dizem que os aumentos de preços diminuirão, abrindo caminho para um crescimento de 4,7% do PIB global em 2022 (Fundo Monetário Internacional - FMI, 2022 e Morgan Stanley, 2021). O impacto da pandemia parece ter afetado os dois lados da maioria dos setores e mercados na Coreia do Sul pelo segundo ano consecutivo - interrupções na demanda e problemas de fornecimento - tornando as perspectivas de curto prazo incertas para os setores de agricultura, indústria e serviços.
Resposta:
Explicação:
Os aspectos econômicos e industriais da Coreia do Sul são diversos e estão em constante evolução. A Coreia do Sul é uma das economias mais diversificadas e dinâmicas do mundo, com fortes setores industriais e de serviços. O país é um importante exportador de produtos eletrônicos, automóveis, produtos petroquímicos e shipbuilding. A Coreia do Sul também é uma economia altamente globalizada, com um comércio exterior que representa mais de 50% do seu PIB.