Duas barras encontram-se inicialmente a mesma temperatura t0. Uma delas tem comprimento l01 = 8,0 cm e coeficiente de dilatação linear α1; a outra tem comprimento l02 = 10,0 cm e seu coeficiente de dilatação linear é α2. Deseja-se que, ao aquecer as duas barras até uma temperatura t, a diferença entre seus comprimentos permaneça sempre igual a 2,0 cm, qualquer que seja o valor de t. Qual deve ser o valor da relação entre os coeficientes α1 e α2 para que isso aconteça?
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
α₁ = (5/4).α₂ ou α₁ = 1,25.α₂
Explicação:
Temos que considerar a equação da dilatação linear para as duas barras e assumir que a dilatação de cada uma tem que ser igual para que se mantenha a mesma diferença de comprimento de 2 cm.
Ou seja:
ΔL₁ = L₀₁.α₁.ΔT
ΔL₂ = L₀₂.α₂.ΔT
ΔL₁ = ΔL₂
Assim:
L₀₁.α₁.ΔT = L₀₂.α₂.ΔT
8.α₁ = 10.α₂
α₁ = (10/8).α₂
α₁ = (5/4).α₂ ou α₁ = 1,25.α₂
Estudante0531:
Obrigado. Nesse outro exercício aqui tem que achar o delta T não é? Mas meu resultado nunca bate com o gabarito. "Os trilhos de aço de uma ferrovia foram colocados quando a temperatura era de 100C. Foi deixado um vão entre as seções dos trilhos de 4 mm. Qual a temperatura máxima que a linha de trilhos pode suportar de modo que estes trilhos não comprometam a ferrovia? As seções têm 12 metros de comprimento. O coeficiente de dilatação linear do aço é: 11x10−6/1ºC"
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás