Princípio da celeridade ou princípio da razoável duração do processo, corrobora a efetividade processual e o acesso à ordem jurídica justa. A afirmativa acima é verdadeira ou falsa? escolha uma:
Respostas
Com base no texto apresentado, é possível afirmar que a assertiva é verdadeira pois o princípio da celeridade ou princípio da razoável duração do processo realmente fortalece a efetividade processual bem como o acesso à ordem jurídica justa.
(Alternativa verdadeira)
Para compreendermos melhor, importante aprendermos um pouco mais sobre o princípio da celeridade .
O que é o princípio da celeridade?
O princípio da celeridade ou princípio da razoável duração do Processo, está previsto na Constituição Federal e 1988, em seu inciso LXXVIII, do artigo 5º. Este princípio foi inserido pela Emenda Constitucional nº 45 de 2004 (Reforma do Judiciário).
Consiste em conseguir efetivar uma prestação rápida e efetiva através do processo, com o intuito de evitar que os processos se eternizem no tempo sem alguma solução.
A celeridade necessita ser discutida de forma eficiente e eficaz, provendo o Poder Judiciário de meios pra que possa cumpri-la, porém sem perder de vista os outros princípios também importantes na prestação jurisdicional.
Saiba mais sobre princípio da celeridade em: https://brainly.com.br/tarefa/20693654
#SPJ4