Respostas
Resposta:
A população brasileira está irregularmente distribuída no território, isso fica evidente quando se compara algumas regiões ou estados, o Sudeste do país, por exemplo, apresenta uma densidade demográfica de 87 hab/km2, as regiões Nordeste, Sudeste e Sul reúnem juntas 88% da população, distribuída em 36% de todo o território, fato contrário à densidade demográfica do Norte e Centro-Oeste, que são, respectivamente, 4,1 hab/km2 e 8,7 hab/km2, correspondendo a 64% do território total.
Explicação:
Os brasileiros atualmente exercem um grande fluxo migratório, internacional e nacionalmente, nesse processo é importante salientar a diferença entre emigração (saída voluntária do país de origem) e imigração (o ato de estabelecer-se em país estrangeiro).
Acerca das migrações externas o significado está no fluxo de pessoas que saem do seu país para viver, ou mesmo visitar, outro país, geralmente países desenvolvidos; já as migrações internas caracterizam-se pelo deslocamento populacional que se realiza dentro de um mesmo país, seja entre regiões, estado ou municípios. No Brasil cerca de 40% dos habitantes residem fora dos municípios que nasceram.
Não, a distribuição territorial da população brasileira é marcada pela concentração no litoral e principalmente nas grandes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo.
A distribuição da população brasileira pelo território
O Brasil é um dos países com o território mais extenso do mundo, porém sua densidade populacional não é tão alta quando comparada a países mais industrializados como o Japão e diversos países europeus.
Grande parte da população brasileira se concentra no litoral, devido à colonização e posterior urbanização. Existiram diversos projetos de integração nacional, desde os bandeirantes, que buscavam povoar o interior do país, porém ainda há uma forte diferença em relação ao litoral.
Para saber mais sobre a irregularidade da distribuição populacional brasileira, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/30012876
#SPJ4