Quais são os critérios a partir dos quais podemos determinar se um julgamento é analítico ou sintético?
Respostas
Conforme a Teoria dos Juízos de Kant, os critérios para determinar se um juízo é analítico ou sintético são: analisar a relação sujeito-predicado e verificar se podemos julgá-lo como verdadeiro ou falso só pelo significado dos conceitos ou por um estudo.
O que é a Teoria dos Juízos de Kant?
Segundo a Teoria dos Juízos de Kant, há dois tipos de juízos, o analítico e o sintético. Na conexão entre dois conceitos, um cumpre a função de sujeito e outro cumpre a função de predicado. Assim, o que faz a distinção entre o juízo analítico e o juízo sintético é relação sujeito-predicado.
No juízo analítico, o predicado está contido no sujeito. Além disso, para saber se o juízo analítico é verdadeiro ou falso basta que saibamos o significado dos conceitos. Veja um exemplo:
- Todo quadrado tem três lados: Sabemos que esse juízo é falso, porque sabemos o significado de "quadrado", que é uma figura de quatro lados.
Já o juízo sintético é aquele não tem uma relação de identidade, logo o predicado não está contido no sujeito. Ademais, para saber se o juízo sintético é verdadeiro ou falso temos que analisar todo o contexto, realizar estudos científicos ou simplesmente observar. Veja um exemplo:
- O universo surgiu há cerca de 6 mil anos: Não sabemos se esse juízo é verdadeiro ou falso, porque precisamos estudar para fazer essa estimativa.
Entenda mais sobre Teoria dos Juízos de Kant aqui: https://brainly.com.br/tarefa/26388250#
#SPJ4